OS OLHOS DE CARMEM

Por Anyelle Akila Aparecida Rodrigues De Sousa | 17/04/2016 | Literatura

Carmem nasceu numa tarde de primavera em uma cidade chamada Angelus. Era uma criança encantadora, inteligente, estudiosa e muito curiosa.

Todos os dias fazia novas descobertas, mamãe Lucília ficava encantada com tanta sabedoria. A pequena era muito observadora, e sempre quietinha escutava as conversas dos mais velhos.

Certo dia Carmem perguntou para seus pais como se plantava o amor e como se semeava a paz, pois dizia sempre ouvir isso nas missas.

Papai Sebastião ficava perdido e não sabia explicar coisas tão complicadas, então Lucília  tinha que dar um jeitinho de responder as perguntas tão diferentes que a menina fazia.

E quando ela queria saber não tinha jeito, alguém deveria responder, sua imaginação era difícil de se acreditar.

Mamãe então explicou a Carmem que o amor se plantava no coração das pessoas, mas a menina questionou:

- Como mamãe, se no nosso coração não tem terra? - Como vamos fazê- lo crescer se não poderemos lhe dar água e sol?

Mamãe então respondeu:

- Minha filha existe uma grande diferença entre os sentimentos e a realidade, não podemos plantar os sentimentos da mesma maneira como fazemos com as plantinhas, os sentimentos precisam ser guardados em nossos corações e devem ser cultivados pela nossa alma. A fé é como fosse a terra, ela tem o poder de sustentar todos os nossos sentimentos, a alegria tem o poder da água, ela lava toda sujeirinha que está acumulada e da vida para o que está morrendo.

A linda menina questionou:

- Mamãe, como posso fazer para o amor nascer dentro do meu coração? - Ainda não consigo senti-lo dentro de mim...

Mamãe Lucília sorriu e respondeu:

- Meu anjinho o amor já nasce dentro de nós, o problema é que muitas vezes esquecemos de cuidar dele da maneira que deveríamos, e vocês crianças ainda são muito pequeninas para compreender o amor, irão aprender muito mais sobre ele quando estiverem maiores... - O amor minha pequena cresce e se multiplica quando ajudamos os nossos amiguinhos, quando cuidamos da nossa família, quando tratamos bem as pessoas, quando cuidamos da natureza, dos animaizinhos e de tudo que Deus nos dá.

Carmem olhou para Lucília com os olhinhos cheios de lágrimas e disse:

- Que lindo mamãe, eu quero  ter muito amor dentro do meu coraçãozinho, assim  poderei cuidar de você e do papai como cuidam de mim... - Por que estou chorando mamãe?

Lucília emocionada disse:

Porquê você tem muito amor dentro de você minha princesa, e quando ele transborda em nossos corações escorrem pelos nossos olhos e se transformam em lágrimas de felicidade.