OS NÚCLEOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS
Por Mario da Silva | 24/02/2018 | EducaçãoMário da Silva
RESUMO
Este trabalho é uma alternativa de pesquisa para os professores/alunos buscar recursos metodológicos nos Núcleos Tecnológicos Educacionais disponíveis na internet, com segurança e rigor éticos. Tais núcleos são construídos pelas secretarias de educação dos municípios e goza de supervisão pedagógica da equipe. Nesta sociedade do conhecimento, onde o volume de informações é gigantesco e atual, que os aprendizes vivem na cultura digital, temos que oferecer alternativa de pesquisas escolar de forma prazerosa aos educandos, que estimule à curiosidade (nos textos, vídeos, animações tridimensionais em cores e sons) e contemple as necessidades de produção do conhecimento no contexto atual.
Palavras-chaves: Núcleo Tecnológico Educacional, pesquisa e Conhecimentos.
ABSTRACT
This work is a research alternative for teachers / students seek methodological resources in Educational Technology Centers available on the internet, with safety and ethical rigor. Such cores are constructed by the education departments of municipalities and enjoys pedagogical supervision of the team. In this society of knowledge, where the volume of information is huge and current learners live in digital culture have to offer alternative school research pleasurable way to the learners, which stimulates the curiosity (texts, videos, three-dimensional animations in color and sounds) and comtemple the knowledge production needs in the current context.
Keywords: Educational Technology Center, research and knowledge.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo contribuir com a comunidade escolar, e vem sugerir a pesquisa nos Núcleos de Tecnologia Educacionais, sugestão e informação para sua construção. É uma alternativa para fazer a formação continuada do corpo docente e oportunizar o discente da escola formar o hábito de pesquisar. Proporcionar o acesso tecnológico a comunidade escolar e a superação dos desafios que a educação do século XXI apresenta. Apresentamos um modelo de NTE do município de São José SC, mas, o leitor poderá navegar na internet pelos vários Núcleo espalhados no ambiente virtual do planeta.
DESENVOLVIMENTO
A finalidade deste estudo é proporcionar aos indivíduos que vivem na “Era Digital”, ferramenta mais eficazes de pesquisas significativas para os desenvolvimentos humanos inserido na sociedade do conhecimento e das novas tecnologias presentes neste contexto. Metodologias alternativas capaz de proporcionar uma aprendizagem mais significativa que se faz necessário na escola do século XXI e a pesquisa na Web é uma ferramenta importante para “os jovens que ainda não internalizaram inteiramente a cultura do papel, adaptam com mais facilidade que os adultos ao uso do computador. Eles já nascem com essa nova cultura, a cultura digital” (Gadotti). A sociedade do conhecimento é privilegiada de uma quantidade de informações muito vasta, pois a tecnologia da informação detém arquivos gigantescos através da virtualidade possibilitando conteúdos em tempo real e atualizados.
Os inúmeros livros usados pelas escolas ocupam espaços em bibliotecas de alto custo para a educação pública, além de desatualizar-se rapidamente tem o custo para o planeta que precisou derrubar várias árvores centenárias para fazer o papel, matéria prima para a confecção de livros, sem contar os custo da editoração gráfica e o uso de máquinas de alto impacto para o meio ambiente. Hoje podemos contar com a tecnologia da informação para armazenar e difundir informações de modo limpo e sustentável:
“Isso está sendo possível graças às novas tecnologias que estocam o conhecimento, de forma prática e acessível, em gigantescos volumes de informações. Elas são armazenadas inteligentemente permitindo a pesquisa e o acesso de maneira muito simples, amigável e flexível. É o que já acontece com a internet. Pela internet, a partir de qualquer sala de aula do planeta, podem-se acessar inúmeras bibliotecas em muitas partes do mundo. As novas tecnologias nos permitem acessar não apenas conhecimentos transmitidos por palavras, mas também imagens, sons, fotos, vídeos (hipermídia) etc. Nos últimos anos a informação deixou de ser uma área ou especialidade para tornar-se uma dimensão de tudo, transformando profundamente a forma como a sociedade se organiza. Pode-se dizer que está em andamento uma Revolução da Informação como ocorreu no passado a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial”. (Gadotti)
Neste contexto, as informações que circula nas redes sociais, a mídia digital, além de ser atraentes, são atuais e de grande relevância para a produção do conhecimento de professores e alunos, comprometidos com um currículo sócio emocional que proporciona aos atores sociais serem sujeitos do processo ensino aprendizagem a modificar a sociedade para torná-la mais democrática e sustentável e garantir qualidade de vida para as gerações futuras.
Os Núcleos Tecnológicos Educacionais “são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados,” nesse sentido os conteúdos são confiáveis e tem a função de “dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software)”, possibilitando a comunidade escolar o uso amplo dessa ferramenta tecnológica para inovar sua prática pedagógica.
O público alvo dos NTE são os “Professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar de todas as Escolas da Rede Estadual e municipal que possuem Laboratório de Informática”, e computadores e outros equipamentos que acessam a internet.
Principais funções do NTE
- “sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu Projeto Político Pedagógico;
- estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência;
- desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes regiões geográficas do estado e do país a oportunidades de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação a distância;
- preparar professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das novas tecnologias à experiência profissional de cada um, visando a transformação de sua prática pedagógica;
- acompanhar avaliar in loco o processo instaurado nas escolas”(www.educacao.rs.gov.br)
A implantação desses Núcleos no território brasileiro já é realidade. “O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo/MEC) já montou vários núcleos de tecnologia educacional (Entes) no País”, em vários estados brasileiros a comunidade escolar foi contemplada, sem contar que o acesso pode ser de qualquer lugar do planeta. Conforme indica Susan Faria no Portal do MEC.
“[...]Apesar de montados pelo ProInfo com equipamentos adquiridos pelo Ministério da Educação, os núcleos estão subordinados às secretarias de educação. Alguns governos estaduais assumiram os NTEs como parte de sua estrutura. A partir daí, ampliaram a iniciativa, segundo Antônio Carlos Carvalho, coordenador-geral do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (Ditec) da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). [...] “Para o MEC, interessa que os NTEs sejam ampliados e funcionem bem”, disse Antônio Carlos. Além de capacitar profissionais para prestar suporte pedagógico e técnico às escolas, os núcleos são utilizados para pesquisas, reciclagem de conhecimentos e disseminação de experiências pedagógicas”.(Súsan Faria Portal do MEC)
A escola que quiser participar do programa “do ProInfo, deve apresentar à coordenação estadual do programa, na Secretaria de Educação do estado, um projeto político-pedagógico de uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação” e oferecer a contrapartida, ”formalizar o compromisso de prover a infra-estrutura para o adequado funcionamento”. A escola pública no contexto atual está passando por um período de transição entre a era do papel e a era digital. Podemos, então, responder a pergunta que nos tanto nos incomoda. Quem capacita o educador? “ A capacitação dos professores é realizada a partir destes núcleos onde os agentes multiplicadores dispõem de toda a estrutura necessária para qualificar os educadores a fim de utilizar os meios tecnológicos no processo educacional”. A tecnologia da informação, “As salas informatizadas e as demais mídias constituem um patrimônio que beneficia toda comunidade”. Podemos dizer que, “NTE é o mediador e colaborador do processo. Sua função é orientar o uso adequado desses instrumentos para promover o desenvolvimento humano, não apenas na escola, mas em toda a comunidade”.(www.sed.sc.gov.br)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que este estudo venha contribuir com o público que está engatinhando na era digital, oriundo da cultura livresca, herança da era do papel. Nós também somos de um tempo em que a tecnologia da informação não existia e o acesso ao conhecimento era para poucos. Hoje, graças a esta tecnologia os indivíduos com menor poder aquisitivos podem produzir conhecimento e divulgar nas redes sociais. Os NTE podem contribuir com a formação de todos e ajudar vencer os desafios que a educação do século XXI propõe. As ferramentas da construção do conhecimento está acessíveis a todos, basta tomar atitudes e se posicionar politicamente para construir uma sociedade mais justa, transformadora, democrática, sustentável capaz de garantir qualidade de vida as gerações futuras. Convidamos todos os leitores para acessar o Núcleo Tecnológico do Município de SÃO JOSÉ SC (http://ntmsaojose.blogspot.com.br/) e conhecer a variedades de conhecimentos produzidos neste NTE.
REFERÊNCIAS
GADOTTI, Moacir - Desafios na era do conhecimento. Disponível em: < http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/desafios_era_conhecimento.htm. Acesso em: 25 maio 2015.
FARIA, Súsan - Núcleos de tecnologia educacional estão em todo o País. Disponível em:
PORTAL DA EDUCAÇÃO – Educadores. Disponível em:
NÚCLEO DE TECNOLOGIA do município de São José SC. Disponível em:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – Núcleo de Tecnologia Educacional. Disponível em: < http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/nte.jsp?ACAO=acao1. Acesso em 20 de maio de 2015.