OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE GUAMARÉ/RN

Por WALTER LUIZ CÂMARA TEODORO | 24/02/2018 | Educação

TEODORO, Walter Luiz Câmara[1]

RESUMO

Este artigo propõe apresentar as características mais expressivas da disciplina de Educação Física em ambiente escolar. Abordaremos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Legislações pertinentes à área da educação física, enquanto elemento inerente ao ser humano e sua epistemologia pragmática. Percorremos sobre as concepções e evolução da educação física enquanto disciplina e modalidade de ascensão física e social. Apresentaremos as ações de políticas públicas na instância municipal da cidade de Guamaré/RN.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Parâmetros Curriculares Nacionais. Guamaré/RN.

[1] Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário FACEX do Estado do Rio Grande do Norte e Especialista em Educação Infantil/Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  E-mail: walter_nedved@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

            Apresentando-se como uma disciplina extraordinária, através de sua expressão ser apresentada em duas modalidades distintas, a teórica e a prática, a Educação Física é extremamente importante em âmbito educacional, pois está diretamente relacionada ao desenvolvimento psicomotor do aprendiz[1].

            Ao longo dos tempos, a Educação Física adquiriu diferentes representações em sociedade. Através, principalmente das contribuições de diferentes metodologias de origem sueca, alemã, francesa, inglesa e russa, a Educação Física se instaurou como disciplina escolar.

            A força e o movimento físico são fatores inerentes ao ser humano, no entanto, educação física enquanto disciplina é um fator recente, expressa pela reunião de diversos exercícios com o intuito de liberar as energias do corpo humano.

            No Brasil, a influência estrangeira dos estudos e práticas da Educação Física remonta do período da Independência e, a partir de 1931, a Educação física se tornou obrigatória nas escolas.

Artigo completo: