Os meios da cultura pop que a tornam relevante e dinâmica

Por Caio Fochetto | 01/12/2015 | Sociedade

A cultura popular, ou cultura de massa, faz parte do dia-a-dia, da hora-a-hora das pessoas, não a toa há sites especializados em cultura pop, assim como outros  canais da própria mídia para acompanhar seu cotidiano.

Ela pode ser definida como qualquer manifestação artística de um povo. Com os avanços tecnológicos e o advento da internet, estas formas de artes se converteram em um grande motor da indústria de entretenimento que, através do marketing, dissemina modas e perpetua conteúdos considerados “mainstream” - aqueles de conhecimento geral. Mas hoje há até a arte pop de nicho.

É dessa forma que, em nosso país, somos impactados tanto pelas telenovelas, quanto pelos filmes blockbuster da Marvel, entre outros estúdios. Mas estes são apenas dois exemplos de mídias que formam a cultura pop. Neste texto listarei outros deles e como eles se relacionam.

Os Livros – o primeiro elemento da cultura pop é a histório. O ser humano por natureza se reúne para compartilhar histórias, sejam elas reais ou fictícias. Os livros foram as primeiras mídias a registrar histórias, sendo também uma das mais antigas e ativas até hoje.

É dos livros que surgem outros conteúdos da cultura pop, como programas de tv, filmes e até jogos de videogame.

As Historias em Quadrinhos – junto com os livros, as histórias em quadrinhos formam uma das mais eficazes e completas maneira de se contar uma história em mídia física. Reúne a arte do texto e da imagem para narrar histórias de diferentes gêneros. Muitos acreditam que as histórias em quadrinho são um advento moderno da cultura pop, mas seus primeiros registros são  os desenhos rupestres da pré-história, que juntavam imagens e textos de forma sequencial.

Os quadrinhos como conhecemos hoje surgiram com a prensa, e se popularizaram como histórias de heróis nas décadas de 20 e 30.

Os mangás – é a versão oriental das HQs, com a característica da leitura da direita para a esquerda. Eles tem origem no século VIII d.C., quando surgiram os primeiros rolos de pintura japoneses, associando pinturas a textos também com a finalidade de contar histórias., à medida que a pintura era desenrolada.

Em 1861 o cartunista britânico Charles Wirgman chega ao japão e no ano seguinte cria um jornal de sátira que influenciou muito no que hoje temos como mangá. A real expansão acontece na segunda guerra, após a ocupação americana que influencia os mangakás (desenhistas de mangás).

A música – Talvez a expressão de arte e cultura mais contagiante. De todos os elementos reunidos nesta publicação, a música é a única que pode ser considerada uma prática humana. É universal. E justamente por isso se tornou um dos mais lucrativos produtos da indústria de entretenimento. A música enquanto gênero popular se consolidou após a urbanização e a industrialização da sociedade, consolidando-se como o ícone entre todos os outros gêneros, que seriam o gênero folclórico, erudito e religioso. Segundo o Spotfy, o rap é o tipo musical mais ouvido da atualidade.

 

As séries – As séries existem antes mesmo da TV, já que durante a era de ouro dos cinemas, vários filmes era divididos em capítulos, garantindo a ido do público aos chamados teatros. Alguns remetem aos folhetins, já que diversos romances eram lançados nos periódicos em capítulos. De fato a primeira série exibida na TV foi I Love Lucy, da CBS. Ela permaneceu 10 anos no ar e tinha um formato diferente do que estamos acostumados hoje. Tradicionalmente americanas, as séries de TV aberta possuem em média 22 episódios, enquanto na TV paga este número cai para 13 episódios. Nos anos 2000 as séries de TV viveram o início da chamada Era de Ouro das séries, com títulos como Lost, House e o início de outras como Grey’s Anatomy.

O cinema – O cinema é considerado a sétima arte por reunir todas as anteriores (a música, as artes cênicas, a pintura, a arquitetura, a escultura, a literatura, nesta ordem), além da fotografia, que seria a oitava arte. O cinema é uma reflexão atual do cenário de um povo, que reflete de modo ativo, já que afeta e gera mudança. É uma arte que educa e doutrina, tendo sido usada para diversos fins, inclusive a guerra – tamanho é seu poder. Alguns filmes somam quantias gigantes de bilheteria. A maior bilheteria de todos os tempos pertence a Avatar (2009), que arrecadou U$2.782.505,847. Já o filme mais lucrativo foi Atividade Paranormal (2007), que lucrou 655,505.52%sobre o valor de investimento.

As telenovelas – Sem dúvida a telenovela brasileira é um dos principais produtos de exportação do Brasil, conhecidas e premiadas internacionalmente. São elas as responsáveis por grandes índices de audiência. Tal como o cinema, no Brasil as telenovelas comprem funções que extrapolam o entretenimento, colaborando de maneira social com temas como doação de órgãos, desaparecimento e tráfico de pessoas, entre outros. Telenovela é um termo castelhano, particular de Cuba, país no qual este tipo de entretenimento surgiu, inspirado nas radionovelas. Apesar de ocuparem horário nobre na América Latina, nos Estados Unidos as chamadas soap operas (por originalmente terem sido patrocinadas por fabricantes de sabão) são exibidas no horário da tarde. A influência das telenovelas sobre as séries, e vice-versa, tem sido cada vez mais notado.

Os jogos de vídeo-game – A décima arte é uma das que mais se desenvolveu, em toda sua história, juntando características de todos os elementos anteriores. Há games hoje em dia com dinâmica da séries de TV, trilha sonora caprichada e história digna de cinema. O primeiro modelo de videogame considerado oficial foi um árcade de 1971, do jogo Space Invaders. Hoje temos os consoles e os portáteis, e os jogos para computadores pessoais. Os títulos são diversos e a evolução da indústria é talvez a mais criativa e dinâmica entre todas outras de entretenimento. Desde 2007 a indústria de games tem faturado mais que a do cinema.