Os governantes, as aparências e as propagandas enganosas
Por Francisco Costa | 02/11/2009 | PolíticaPor: Francisco Costa
RESUMO:
É de praxe eu pensar sobre os acontecimentos do nosso meio e principalmente quando se trata de assunto que diz respeito a sociedade e aos cidadãos deste País. Quem me conhece sabe que gosto de expressar meus pensamentos, mesmo que se trate de assuntos polêmicos como o que ora pretendo tratar.
Em nosso país, o que temos de mais significantes são os deveres, o que concordo pois, como queremos ter direitos se não tivermos obrigações? Pois bem, são impostos e mais impostos, é uma carga tributária tão pesada em cima do contribuinte que nem o empregado, nem o empregador suporta mais.Tudo isto seria bem mais aceitável se estes impostos retornassem ao contribuinte em forma de serviços públicos de qualidade; como a Constituição Federal em vigor nos assegura: saúde, educação, habitação, segurança, cultura, lazer; entre outros. Mas, sabemos que na prática isto não acontece de forma coerente, é tudo muito bem organizado, bem planejado e bem avaliado; tudo passa pelas Conferências municipais, estaduais e nacionais; o que leva a crer que a sociedade toda participa das decisões e que as ações partem da base, quando temos consciência de que tudo acontece na calada da noite, por traz dos gabinetes dos homens do poder; e que os bilhões que são liberados pelo governo para serem gastos em serviços essenciais a vida do cidadão , já garantidos por lei, chegam ao povo em forma de migalhas, através de um clientelismo e trocas de favores, onde a forma mais usada e conhecida é a troca de benefícios ou direitos pelo voto do eleitor, do contribuinte, para desta forma o governo eleger seu candidato e se manter no poder pelo tempo que lhe convier e a lei lhe permitir.Sabemos que esta prática é ilegal e criminosa.
Além do mais os serviços públicos oferecidos a população, são serviços camuflados, pois, os pobres não têm direito a saúde, mesmo SUS, tendo completado 20 anos de existência, vivemos assombrados com medo dos assaltos e das balas perdidas, nossas crianças e nossos jovens estão se prostituindo; caindo no mundo das drogas cada vez mais cedo, ou seja, caindo na marginalização e morrendo cada vez mais cedo, nossos idosos são desrespeitados nas enormes filas dos Bancos, dos Centros de saúde, do INSS; mesmo a lei lhe assegurando o direito ao atendimento preferencial,os Bancos oferecendo empréstimos aos idosos só para aumentar suas margens de lucros. Tudo isto para beneficiar um grupo de poderosos que querem se perpetuar no poder, o que de fato acontece com muitos. Qual o estado brasileiro que não tem um chefe político que esteja no poder e na mídia por 30, 40 ou 50 anos? As nossas escolas estão sucateadas, os salários dos professores uma miséria, mesmo com aprovação do piso nacional, que hoje é de R$ 1.138,00, mas, que os governantes não pagam, fica só na lei e na mídia, para formar a opinião pública contra os educadores e a favor do governo, quem tem condições de pagar cursinhos caros para seus filhos, os vêem conseguirem vagas nas Universidades públicas, quem não tem; são obrigados a pagar Universidades particulares para ver um filho formado; se queremos ter atendimentos de saúde, temos que nos submeter a pagar e a sofrer as humilhações dos planos de saúde, e como a maioria não pode pagar, morre sem atendimento; enquanto isto, os milhões são desviados para pagar contas de campanhas, para pagar compras de votos,ajudar a banqueiros e pagar advogados para soltar criminosos; enquanto muitos morrem na fila do SUS a espera de um exame ou de uma cirurgia.
Penso que o governo deveria deixar de representar e enfrentar os problemas junto com a sociedade, uma vez que em suas campanhas de marketing na TV e na imprensa escrita, mostra que está tudo bem, que avançamos muito, que a mesa do brasileiro melhorou, que o emprego aumentou, mesmo depois da crise, quando sabemos que a crise só existiu para arrochar os pobres, que para os que fazem o governo, nunca faltou dinheiro para os luxos e para as mordomias. Ora nosso país, até ajuda aos outros países necessitados. Não parece ironia? Precisamos de mudanças urgentes,mudando a forma de agir, quando algo não desse certo a responsabilidade deixava de ser só do governo e a solução poderia ser repensada em conjunto com a sociedade. Este avanço não atingiu o povo, o desemprego continua grande, os salários uma miséria, a qualidade de vida do povo, uma desgraça.
O governo deveria combater as roubalheiras e não acobertar pessoas desonestas; fazer pacto com Judas? Jamais, nem usando o nome de Jesus Cristo alguém consegue convencer os homens de bem deste país, que estamos no caminho certo, pois, sentimos que estamos afundando a cada dia. E os escândalos do Congresso, a defesa do Sarney, os crimes e a impunidade do MST , e os responsáveis e os beneficiários do escândalo do mensalão e a CPI da Petrobrás por que não sai do papel? O governo deve uma justificativa à sociedade. Nada destas melhoras, destes avanços chegou a base, o povo está é endividado, uma vez que o governo abriu crédito nos Bancos mas, não ofereceu condições para pagamentos e para uma vida sustentável; o bolsa família tem seu ponto positivo, pois ajuda a pessoas que nunca podiam pegar num real, mas, é uma quantidade tão pequena , tão insignificante que não dá para as famílias se manterem(ficando parecendo esmolas)e por causa destes benefícios deixam de receber outros direitos, sem contar com as fraudes, quando pessoas necessitadas ficam fora do Programa, enquanto pessoas com melhores condições econômicas recebem o benefício, como a TV de vez enquanto denuncia uma cidade praticando este tipo de fraude, o que nos faz crer que é quase generalizadas os municípios que agem desta forma, beneficiando apenas seus apadrinhados políticos. Seria melhor que este povo trabalhasse para receber, e recebesse um pouco mais, assim, criariam e educariam seus filhos de forma mais digna, com o valor que eles recebem sem trabalhar só acomoda, o que faz a pessoa inibir sua vontade de trabalhar, ganhar mais, crescer socialmente e economicamente.
Os empregos oferecidos pelo governo muitos são em formas de bolsas, de estágios, serviços prestados; o que não garantem os direitos dos trabalhadores previstos na CLT ou no Regime Jurídico Único dos servidores públicos. Na verdade eu não sei mais o que pode acontecer de farsa neste país, pois tudo que é contra as leis, é praticado abertamente e a gente não tem a quem reclamar. As campanhas políticas são financiadas com dinheiro do povo, o que é proibido por lei, principalmente com recursos desviados dos serviços públicos.A Justiça eleitoral determina um prazo para a propaganda eleitoral, com data e horário previsto em lei no rádio e na TV, mas, o governo faz com muita antecedência mesmo de forma camuflada, pois, o Presidente Lula, anda com suas munições a tiracolo direto, falo da candidata a sua sucessão a ministra Dilma e do seu provável candidato a vice Ciro Gomes, claro estão andando em nome do governo, visitando obras,fazendo inaugurações mas, na verdade, estão é lançado suas candidaturas e antecipando a campanha de 2010; claro, a oposição não pode, esta deve cumprir a lei, mas, o governo pode; o que chamamos de dois pesos e duas medidas e consideramos abuso de poder. Meu Deus, quando é que vamos ter no governo homens comprometidos com o ser humano, com a vida? Homens que realmente honrem seus mandatos, cuidem da Amazônia, que não entregue a outros países um patrimônio que é nosso e que preserve o que ainda temos? A corrupção está acabando com o que temos de melhor, o que chamamos de pulmão do mundo. Os homens de bens estão desestimulados, sem ânimos para enfrentar a vida. Devemos junto com o governo mudar as políticas públicas, acabando com a corrupção, pondo em pratica nossas leis, e preservando a Amazônia que é essencial para nossa sobrevivência e para a vida do planeta terra.