Os efeitos do mundo digital no comportamento humano.

Por Pedro Jovani Nunes da Silva | 20/05/2017 | Adm

Com o advento da globalização e o progressivo desenvolvimento tecnológico do século XXI (vinte-e-um), as relações comportamentais entre os seres humanos sofreram uma grande transformação no âmbito social, transgredindo da forma arcaica de comunicação e informação à praticidade e eficiência de realização das mais variadas ações. Entretanto, até que ponto deve-se permitir o aprofundamento tecnológico na sociedade, a qual já demonstra ter uma notável dependência com este?

Mundo globalizado - Influências tecnológicas:

A ascensão da modernidade digital repercutiu-se em larga escala, influenciando na vida de uma extensa taxa populacional que, por sua vez, é submissa a essas inovações. Ao mesmo tempo, a aquisição de tais elementos, com o propósito de se obter acessibilidade, torna-se um símbolo de status, ressaltando o padrão de qualidade das mais diversas camadas sociais existentes. Com isso, a desigualdade social, de fato, evidencia-se amplamente, estabelecendo um forte sentimento de exclusão entre os grupos.

Priorizando momentos de lazer, a tecnologia recebe uma importância especial a tal fator; responsável pela promoção de descontração e relaxamento pessoal, ela é uma grande aliada no tempo livre. Porém, com seu uso abusivo, um simples hábito pode se tornar um vício, sendo um dos principais causadores do sedentarismo vigente.

Foco nos afazeres - Não caia na jogada:

Portanto, a fim de erradicar o fenômeno de massificação do pensamento, cuja visão baseia-se, principalmente, na obtenção do produto, cabe ao próprio cidadão adaptar-se a um modelo de vida saudável nos parâmetros adequados, alterando seus hábitos que dão prioridade à dependência eletrônica. A execução de exercícios regularmente e a transladação rotineira como, por exemplo, atividades ao ar livre, com a família ou com amigos, colaboram vigorosamente para obliterar a mente humana dos eletrônicos em sua volta. Além da criação de centros públicos, os quais favorecem uma reeducação mental, substituindo, de forma moderada, os aparelhos por exercícios físicos, combatendo progressivamente os efeitos nocivos da sedentarização. Dessa forma, a população estará contribuindo para o corte do uso exacerbado de tal recurso, promovendo uma rotina livre de singularidades.

Biografias:

http://www.psicologiasdobrasil.com.br/a-influencia-da-tecnologia-na-sociedade-humana/