Os dois lados da moeda
Por Paula Eveline Tiago Rodrigues | 19/12/2010 | ArteReferência Bibliográfica: Amory Lovins, Hunter Lovins. O Conto das Duas Botânicas / St Louis Post Despach
Resenhado Por Paula Eveline: Os Dois Lados da Moeda
Este artigo foi produzido por Amory Lovins, físico, graduado na Universidade de Oxford e Havard e Hunter Lovins, advogada e cientista social, consultora de empresa e co-fundadora do Instituto Rocky Mmontaun. Este artigo foi publicado pela primeira vez no St Louis Post e traduzido por liana John/AE.
Na evolução das plantas, surge uma biodiversidade admirável que veio resistindo as ameaças e sustentando os ecossistemas com exceção a capacidade destrutiva dos seres humanos. A botânica associou-se com genética de Mendel e Lamarck, evoluindo a estrutura vegetal das plantas, criado em 10 mil anos de agricultura.
Os EUA estão exportando produtos transgênicos para outros paises com o gene "remendo", sem especificar em rótulos, não informando a população sobre o problema para não atrapalhar em suas exportações. Esses genes "remendo" podem trazer organismos geneticamente modificados que proliferam-se em uma velocidade surpreendente, sem controle algum. Com isso, se os genes forem resistentes a herbicidas assumem vida própria podendo escapar, produzindo super-ervas daninhas. Além disso, podem tentar controlar também com genes inseticidas que podem fazer mal a saúde humana, não matando apenas o alvo desejado.
Então para multiplicar a quantidade de comida para a população faminta, os pesquisadores estão utilizando recursos biotecnológicos, como os transgênicos, suprindo as necessidades da falta de alimento para a população. Resta saber, se é realmente segura essa nova fonte de alimento, porque os transgênicos podem trazer tanto benefícios quanto malefícios. Então caso a sociedade use está nova ferramenta contra a fome de maneira incorreta e desenfreada, pode ocasionar muitos danos até mesmo irreversíveis.
Este assunto polêmico da ciência, mostrando os dois lados da moeda, o homem utilizando os recursos dos transgênicos para enriquecer e ganhar status sem importar com a saúde humana e esquecendo a sabedoria da natureza. Mas o autor foi radical, deve-se obter mais informação sobre os transgênicos, tudo na ciência surge com experimentos para posteriormente serem aprovados, para então tornar-se um bem público para sociedade. Então é necessário ter equilíbrio e cautela para tomarmos a decisão correta e não ter uma opinião equivocada sem perceber as vantagens que os transgênicos podem trazer a população.