Os cinco maiores brasileiros de todos os tempos

Por Winicius | 17/01/2017 | Educação

É sabido por todos que em 2012 o canal de televisão SBT disponibilizou um programa jornalístico sobre O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. Tal programa foi amplamente divulgado e muito discutido, pois, dentre a lista havia grandes figuras brasileiras como a cantora Joelma, bem como o cantor sertanejo Michel Teló. Havia também jogadores de futebol como o zagueiro Dedé, Romário dentre outras personalidades do mundo do futebol. 

É notório também que, essa lista não possui credibilidade, é uma piada grotesca com a história dessa republiqueta apelidada de “Banania” vulgo conhecida por Brasil. Apenas para ficarmos a par da colocação da referida lista, trago alguns absurdos. Vejamos. 

Monteiro Lobato e Carlos Drummond de Andrade que poderiam com certeza ficar entre os 10 primeiros estão na posição 57° e 52° atrás de ilustres personagens como Neymar em 20° e Edir Macedo em 13°. 

Quero deixar claro aqui que, não tenho nada contra os jogadores de futebol nem lideres de igreja, todavia, temos que concordar em uma coisa. Se o Brasil fosse um país sério, não veríamos uma lista assim, veríamos algo totalmente diferente. E isso que vos trago nesse texto. 

Listei os cinco maiores brasileiros de todos os tempos em minha ótica, com minhas prerrogativas e ideias. Espero que você, amigo leitor, concorde com tal classificação, pois, foi realizada com muita reflexão sobre as diferentes formas do saber. 

5° Osvaldo Cruz

Em 5° lugar encontramos Osvaldo Cruz, que foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Oswaldo nasceu em São Luís do Paraitinga, São Paulo em cinco de agosto de 1872. 

Felizmente já pude visitar a casa onde morou em São Luís do Paraitinga, em uma visita que realizei com minha Mãe minha irmã de criação, aprendi muito sobre esse grande homem visitando seu museu. Osvaldo revolucionou a medicina no Brasil. 

4° Ruy Barbosa

Aqui, encontramos, Ruy Barbosa que nasceu em cinco de novembro de 1849, foi um polímata brasileiro, que se destacou como jurista, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Um dos mais brilhantes do seu tempo foi um dos organizadores da Republica e coator da constituição da Primeira República. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. 

Como jurista e filosofo que sou, possuo uma grande afeição por Ruy Barbosa, e o reconheço como uma das figuras mais importantes em nossa historia. 

3°Tiradentes

 

Em nosso pódio, com a medalha de bronze, está Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, 12 de novembro de 1746 foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista politico que atuou no Brasil. 

Escolho aqui a figura de Tiradentes em 3°colocado por sua repulsa ao Estado e aos impostos exacerbados. Tiradentes defendeu um Brasil livre, obrigado velho amigo. Eu tento fazer o mesmo. 

2° Santos Dumont 

Com nossa medalha de prata, voamos para Santos Dumont, que é do mesmo signo que eu, um canceriano nascido no dia 20 de julho do ano de 1873. Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro.

 

Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível n°6. 

1° Machado de Assis. 

Recebendo a medalha de ouro no lugar mais alto do pódio, está ele, que nasceu em 21 de junho de 1839, Machado de Assis. 

Machado foi um enxadrista, contador e escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e critico literário.

Machado nasceu pobre e nunca frequentou uma universidade, era um ilustre autodidata e aprendeu tudo sozinho, inclusive a falar outros idiomas como o francês. Machado também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro presidente unânime da Academia.

 Machado possui uma grande notoriedade fora do Brasil, é comparado com grandes escritores como, Fiodor Dostoievski, Leon Tolstoi e Friedrich Nietzsche. 

“Futebol não se aprende na escola! Por isso o Brasil é pentacampeão!” Gabriel, O pensador.