OS BENEFÍCIOS DE USAR A BÍBLIA PARA RESOLVER CONFLITOS NA ESCOLA

Por Liane Maria Olizavoski de Vargas | 30/10/2018 | Educação

OS BENEFÍCIOS DE USAR A BÍBLIA PARA RESOLVER CONFLITOS NA ESCOLA

Liane Maria Olizavoski de Vargas

profliavargas@gmail.com

Formada em Pedagogia pela UNOPAR- Universidade Norte do Paraná

Professora, Escola Mundo do Saber – Tucunduva.

Orientadora, Escola Nossa Senhora de Fátima - Santa Rosa.

RESUMO

Com maior ou menor intensidade, mas de forma bastante consensual, a educação tem sido assumida como um elemento central no processo de modernização das sociedades. Com o mandato de contribuir para a formação de cidadãos, promovendo, por esta via, a homogeneidade cultural e a coesão social, os modernos sistemas escolares implicaram, num primeiro momento, a instituição de uma educação básica para todos. No entanto, ocorreu o desencanto perante a constatação de que a escola não é capaz de cumprir os grandes desígnios que lhe foram atribuídos, fez dela vilã e reprodutora das injustiças sociais. Escolas com infraestrutura inadequada, professores sobrecarregados e despreparados diante de tantos conflitos, estratégias ineficientes para a clientela escolar principalmente na questão disciplinar. Os objetivos deste trabalho é usar a sabedoria contida na Bíblia para minimizar e ajudar a resolver conflitos gerados pela crise que vivemos neste mundo globalizado.

Palavras-chave: educação; crise; instrução; conhecimento; soluções.

INTRODUÇÃO

No novo século, constata-se a vivência de uma crise que atinge todos os segmentos sociais. Como a escola é para todos, ela reflete toda esta crise generalizada, gerando consequências desastrosas no ensino-aprendizagem. Nesta, a escola tem carregado a culpa de todas as mazelas sociais, sobrecarregando ainda mais os professores. Faz-se necessário esclarecer a fim de determinar o que de fato é dever da escola e o que é feito a mais, não com intenção de granjear méritos, e sim aliviar a carga imposta sobre ela. Diz-se que o compromisso da escola em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos de matemática, português, história e intermediar a entrada no vestibular. A escola traz junto de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.   Esse seria o perfil da escola, que tem como objetivo ser o lugar de crescimento intelectual e também pessoal, que formará cidadãos de bom caráter, capazes de adentrar a sociedade com uma formação acadêmica de qualidade.

Em contrapartida, diz-se também que a escola possui a tarefa de trabalhar com conteúdos, sendo da família a responsabilidade da formação de valores e princípios. É a família a educadora por excelência. Por melhor que seja uma escola, ela não terá o poder de substituir uma família ausente ou uma família que diz ou pratica anti-valores que colidem com a obrigação de formar a pessoa. Preconceitos nascem em famílias que se desrespeitam. A casa é o primeiro ambiente a educar. Evidentemente, a educação não é um processo que se esgota em sala de aula. Tudo educa. E tudo pode deseducar. Por isso, é preciso formar a capacidade reflexiva para discernir entre o correto e o errado.

Nossa vida é determinada por escolhas. Saber escolher também depende da educação que forja nosso caráter. Sendo assim, esse trabalho se justifica na necessidade de um guia para a formação desse, podendo ser utilizado como método que ampare o corpo docente. [...]

Artigo completo: