Orientações para Atendimento Veterinário de Pets Silvestres

Por Camila Marques | 30/12/2010 | Sociedade

Antes de levar sua ave, seu sapo, sua rã, iguana, tartaruga, peixe, macaco, hamster e etc, para uma consulta num Médico Veterinário especializado, não se esqueça de:

1. Traze-lo na Gaiola ou Aquário, em que ele vive, de preferência (se for possivel e dependendo do tamanho): não limpe, nem retire o jornal ou papel, 24 horas antes da consulta para que a consistência e coloração das fezes e urina possam ser observadas. Se não for possível, tire algumas fotos do aquário, ou da gaiola (se for muito grande) ou do recinto onde o animal é mantido e o traga em uma caixa de transporte (vendida em Pet Shops) , ou de papelão de acordo com o tamanho e a espécie (com furos para a passagem de ar e forrada com papel toalha) ou aquário pequeno (no caso dos peixes, o atendimento domiciliar é o indicado por conta do estresse durante o transporte).
2. Deixe bebedouro e comedouro (principalmente, quando o animal for transportado por um longo período de tempo) ou traga uma amostra da ração oferecida (anotando a marca de ração e a quantidade que é oferecida).
3. Observe atentamente a atividade do animal: Está dormindo? Vocaliza? Interage com o proprietário? Divide o recinto (gaiola, aquário) com outros animais ou espécies?
4. Está apresentando coceira? Queda de penas ou pêlo? Diarréia? Espirros/ tosse/ alterações na respiração? Alteração do apetite ou apreensão do alimento? Apatia? Dificuldade de subir no poleiro? Tremores?
5. Teve contato com animais novos? Foram introduzidos animais novos? Com produtos químicos ou de limpeza?
6. Já apresentou esses sintomas semelhantes antes? Há quanto tempo? Já tratou com medicamentos?

Em Resumo: conte ao veterinário toda a alteração que você tenha percebido e lembre-se que o bom proprietário é aquele que está sempre atendo, observando e promovendo qualidade de vida ao seu animal de estimação.