ORGANIZAÇAO SOCIAL NO BRASIL
Por ana cristina da cruz santos | 18/06/2011 | SociedadeUNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
AUTORA
ANA CRISTINA DA CRUZ SANTOS
Organização Social no Brasil
3º semestre
GLÓRIA DE DOURADOS-MS
2011
A última obra parte da obra é (nossa revolução). Que revolução seria essa? À (moda- da casa)? Trata-se de demostrar que a passagem da sociedade rural para a urbana determinou a decadencia patriarcal e a cidade( comercial) passou a imperar social politicamente em outros moldes, afeitos ao mundo moderno e mais do que isso, foi necessario romper com as raizes ibericas de forma a inaugurar na cultura brasileira um novo estilo de conduta social, enfatizando pelo estilo Americano em que prevalecem os valores coletivos.
Através de Sergio Freyre destaca a importancia da casa grande na formação socio cultural brasileira bem como a da senzala que complimentaria a primeira oposição de Freyre, propria estrutua arquitetonica na casa-grande em expessaria o modo de organização social e politica, que se instaurar no Brasil, que seja patriarcalismo isto posto que tal estrutura seria capaz de incorporar os varios elementos.
Do nosso modo, o patriarco da terra era tido como o dono de tudo que nela se encontrasse como escravos, parentes, filhos, esposas, etc.desmitificar o noção da determinação racial na formação de um povo no que da mais importancia aqueles culturais ambientais com essa refelita a ideia e que no brasil se teria uma raça inferior dada a miscigenação que aqui se estabelceu. Antes, a ponta para o elemento positivos que prepassam a formação cultural brasileira composta por tal miscigenação( notadamente entre portugues, indios e negros).
Portugal seculo XV expanssão pioneira maritimas por razões uma se tomou numa miscegenação centralizada e a coroa portuguesa. Outra coisa posição de portugal que fica no altantico, onde os portugues buscam na terra, o Brasil não descoberto e nem achado assim nós tomamos essa expansão quer dizer é uma terra interressante vazia que os portugueses chegavam na realidade isso é uma terra ocupado pelos indios, a historia tragica os indios foram expulsos da terra, pelos portugueses .
O brasil por volta de 1850 já levado oficialmente a seguir no trafego internacional de escravos, e quandos os governantes em terminadas as circonstancias certas medidas podem ser aplicadas, esse foi o caso da instenção do trafego. Os nossos pais ficaram marcados pela justiça do racismo e pela exclusão dos negros
O desconforto, na verdade, denuncia nossa indefinição mediante a idéia da diversidade racial, os valores da nossa cultura não produzem integralmente as idéias da nossa ciência, o nosso racismo veio acompanhado de seu contraditório: a miscigenação. A cordialidade a que Buarque se refere esta impregnada na alma do brasileiro que visa levar vantagem, sendo cordial e buscando o interesse próprio, de fundo emotivo e valido, civilidade, pelo contraio, controla as emoções de acordo com as regras de conduto.
Para o homem cordial a vida é uma superação de medo que ele sente consigo mesmo, a cordialidade e a transposição para a sociedade do estigma (família patriarcal, ou seja, uma sociabilidade de laços comunitários, daí a procura do intimismo no tratamento dispensado à autoridade.
Esse tipo de (filiação social) do rural para o urbano e, por extensão, ao poder distancia a vida social e política que possuem normais. Segundo Sergio, até no cerimonial religioso dado nosso caráter cordial, não nos agrada o ritual abstrato.
Conclusão
Concluímos que esses autores ao escrever estas obras á partir da década de 1930, o
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
AUTORA
ANA CRISTINA DA CRUZ SANTOS
Organização Social no Brasil
3º semestre
GLÓRIA DE DOURADOS-MS
2011
A última obra parte da obra é (nossa revolução). Que revolução seria essa? À (moda- da casa)? Trata-se de demostrar que a passagem da sociedade rural para a urbana determinou a decadencia patriarcal e a cidade( comercial) passou a imperar social politicamente em outros moldes, afeitos ao mundo moderno e mais do que isso, foi necessario romper com as raizes ibericas de forma a inaugurar na cultura brasileira um novo estilo de conduta social, enfatizando pelo estilo Americano em que prevalecem os valores coletivos.
Através de Sergio Freyre destaca a importancia da casa grande na formação socio cultural brasileira bem como a da senzala que complimentaria a primeira oposição de Freyre, propria estrutua arquitetonica na casa-grande em expessaria o modo de organização social e politica, que se instaurar no Brasil, que seja patriarcalismo isto posto que tal estrutura seria capaz de incorporar os varios elementos.
Do nosso modo, o patriarco da terra era tido como o dono de tudo que nela se encontrasse como escravos, parentes, filhos, esposas, etc.desmitificar o noção da determinação racial na formação de um povo no que da mais importancia aqueles culturais ambientais com essa refelita a ideia e que no brasil se teria uma raça inferior dada a miscigenação que aqui se estabelceu. Antes, a ponta para o elemento positivos que prepassam a formação cultural brasileira composta por tal miscigenação( notadamente entre portugues, indios e negros).
Portugal seculo XV expanssão pioneira maritimas por razões uma se tomou numa miscegenação centralizada e a coroa portuguesa. Outra coisa posição de portugal que fica no altantico, onde os portugues buscam na terra, o Brasil não descoberto e nem achado assim nós tomamos essa expansão quer dizer é uma terra interressante vazia que os portugueses chegavam na realidade isso é uma terra ocupado pelos indios, a historia tragica os indios foram expulsos da terra, pelos portugueses .
O brasil por volta de 1850 já levado oficialmente a seguir no trafego internacional de escravos, e quandos os governantes em terminadas as circonstancias certas medidas podem ser aplicadas, esse foi o caso da instenção do trafego. Os nossos pais ficaram marcados pela justiça do racismo e pela exclusão dos negros
O desconforto, na verdade, denuncia nossa indefinição mediante a idéia da diversidade racial, os valores da nossa cultura não produzem integralmente as idéias da nossa ciência, o nosso racismo veio acompanhado de seu contraditório: a miscigenação. A cordialidade a que Buarque se refere esta impregnada na alma do brasileiro que visa levar vantagem, sendo cordial e buscando o interesse próprio, de fundo emotivo e valido, civilidade, pelo contraio, controla as emoções de acordo com as regras de conduto.
Para o homem cordial a vida é uma superação de medo que ele sente consigo mesmo, a cordialidade e a transposição para a sociedade do estigma (família patriarcal, ou seja, uma sociabilidade de laços comunitários, daí a procura do intimismo no tratamento dispensado à autoridade.
Esse tipo de (filiação social) do rural para o urbano e, por extensão, ao poder distancia a vida social e política que possuem normais. Segundo Sergio, até no cerimonial religioso dado nosso caráter cordial, não nos agrada o ritual abstrato.
Conclusão
Concluímos que esses autores ao escrever estas obras á partir da década de 1930, o Brasil colonial a formação da sociedade brasileira, a família patriarca conferia entre o dono de engenho, escravo e homens comuns os índios e os negros dentro da formação do Brasil e sociedade brasileira e miscigenação a mistura da cultura e raciais tais como as mulheres negras, mantinham ralações amorosas, com os senhores do engenho onde ficou uma mistura de raças. E também a chegada dos portugueses no Brasil por vota de 1850, com sua vinda eles expulsaram, os índios da terra e o trafico de negros vindo da África para colonização do Brasil. Portanto o homem cordial do Brasil ele demonstra aquela pessoa boa de sentimentos, perfeito, demonstra a confusão entre o publico e o privado.
BIBLIOGRAFIAS CITADAS
HTTP://www.videolog.tv/video.php?id=225551/ acessado em: 09/06/2011
Freyrem, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. Editora Record, Rio de Janeiro, 1988, cap.Lv, 34ª editora
Livros texto, Frei Leitura Básicas para entender a cultura Brasileira, de Gabriel Santiago
conferia entre o dono de engenho, escravo e homens comuns os índios e os negros dentro da formação do Brasil e sociedade brasileira e miscigenação a mistura da cultura e raciais tais como as mulheres negras, mantinham ralações amorosas, com os senhores do engenho onde ficou uma mistura de raças. E também a chegada dos portugueses no Brasil por vota de 1850, com sua vinda eles expulsaram, os índios da terra e o trafico de negros vindo da África para colonização do Brasil. Portanto o homem cordial do Brasil ele demonstra aquela pessoa boa de sentimentos, perfeito, demonstra a confusão entre o publico e o privado.
BIBLIOGRAFIAS CITADAS
HTTP://www.videolog.tv/video.php?id=225551/ acessado em: 09/06/2011
Freyrem, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. Editora Record, Rio de Janeiro, 1988, cap.Lv, 34ª editora
Livros texto, Frei Leitura Básicas para entender a cultura Brasileira, de Gabriel Santiago