Orelhas de Abano

Por Margarete Brandt Villas Boas | 19/08/2009 | Saúde

Os principais incomodados com a orelha em abano costumam ser as crianças e os adolescentes. Muitas vezes, eles sofrem calados sem coragem para expor o problema. O defeito não costuma causar danos físicos, mas, no aspecto psicológico, pode ser devastador. Há casos em que evitam o convívio social na tentativa de fugir dos comentários maldosos.

A cirurgia plástica é capaz de acabar com o complexo de quem tem vergonha de deixar as orelhas à mostra. Esta intervenção chama-se otoplastia e pode ser feita a partir dos primeiros anos de vida, mas o ideal é que se faça a cirurgia de correção de 5 a 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho de um adulto. Em geral a cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação, sem nenhuma dor ou incômodo. A cirurgia não é complicada e a cicatriz fica escondida atrás da orelha.

Parece simples, porém, por ser este considerdo um procedimento estético, não tem cobertura da maioria dos planos de saúde e muitas das famílias nem se imaginam entrando em uma clínica de cirurgias plásticas por pensarem que os preços são realmente inviáveis.

Ver um filho ou filha sofrendo com este tipo de problema é uma realidade na vida de muitos pais. Mas hoje em dia isso não é mais necessário porque já existem empresas que se especializaram em financiamento de procedimentos médicos, financiamento de cirurgia plástica ou implantes odontológicos, como a www.drcredito.com.br e outras.

Não deveria ser necessário, em nenhuma época, que pessoas passassem pela juventude com tais complexos e hoje é plenamente possível livrar-se deles. Procure orientação médica e indicação de uma boa clínica.

O custo irá depender muito do profissional ou clínica escolhidos por você e pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00, incluindo os custos do hospital e honorários do anestesista e do cirurgião. Alguns pacientes poderão conversar com o plano de saúde e ver a possibilidade de utilizar um hospital coberto pelo plano, reduzindo muito o valor final.