Operação Valkiría

Por Cadorno Teles | 01/06/2009 | Resumos

As valquirias eram responsáveis, na mitologia nórdica, de selecionar as almas dos guerreiros que tombavam nas batalhas. A influencia do termo seguiu perante os anos e chegou à época moderna, durante o período que os nazistas estavam no poder na Alemanha, como o nome de um plano político-militar para um golpe de estado, caso o andamento da guerra corresse para um outro rumo. Seguiu assim, para a Operação Valquíria, uma ação estratégica para acabar com a vida e o poder de Hitler, retratada recentemente no cinema no filme homônimo, dirigido por Bryan Singer, e com Tom Cruise e Kenneth Branagh.

O livro Operação Valkiria (Operacion Valkiria, tradução de Lucimeire Vergílio Leite, Novo século, 336 páginas, R$ 39,90), narra os detalhes do complô, seus personagens, tensões e drama, conduzindo os leitores até a Toca do Lobo, onde Hitler vivia, em julho de 1944, local onde se cometeria o atentado. Escrito pelo espanhol Jesus Hernandez, jornalista conhecido pelo seu trabalho de divulgação de história militar,

O ritmo narrativo é bem simples e conduz com facilidade a história, mostrando uma grande habilidade de transmitir os fatos passados. Não é uma obra erudita, mas que pretende apresentar a trama principal, com seus detalhes, para um público em geral. Hernandez relata os fatos como tivessem escrito uma novela, anotando para os leitores um retrato preciso de Claus von Stauffenberg e dos conjurados que se uniram para atacar um dos piores 'monstros' da história. Documenta ainda todos os preparativos e motivações que culminaram o intento do assassinato, segundo o próprio autor o trabalho de documentação foi difícil pelas represarias sofridas pelos implicados e seus familiares e a eliminação de documentação após a perda da guerra, mas conseguiu encontrar ordens, discursos, cartas e fotos que serviram para reconstruir a operação.

É notável como os aliados não se interessaram muito pela resistência na Alemanha nazista. Seria falta de interesse? Descubra no livro.

A tentativa de matar Hitler da Operação Valkiria se destaca, mas não foi algo isolado, houve outras tentativas conspiratórias, no livro ainda se relata mais quatro tentativas de eliminar Hitler. Os momentos mais confusos são colocados claramente e nos esclarece historicamente dados sobre os quais não há versões existentes.

Para conhecer um dos casos mais impares da Segunda Guerra Mundial, sem muitas generalidades, Hernandez passa a lição com perfeição. Um livro interessante com demonstrações vivas de valores, integridade, moral, traição, intriga, sorte e personagens fascinantes.