Onde Está O Meu Líder?

Por André JB Rodrigues (PMP, ITIL) | 27/01/2008 | Adm

Estou passando por um momento de transição profissional, mudando de empresa, fazendo um balanço geral da carreira, dos últimos trabalhos, dos erros e dos acertos. Mas hoje me pego surpreso com um pensamento muito comum para mim nos últimos tempos: Estou com saudade de um Líder Inspirador!

Não um líder qualquer mas um Líder com “L” maiúsculo. Durante a minha carreira tive a oportunidade de trabalhar com pelo menos três desses seres humanos que as vezes duvidamos existir outros. Acho inclusive, se eles me permitem, correto mencionar quem são: Marcelo Vieira, Alexandre Martins e João Vicente. Se hoje sou um profissional, e um ser humano, melhor, certamente eles tem uma grande parcela de responsabilidade nesse processo.

Com pelo menos dois tive um contato profissional muito grande e duradouro, apenas com um deles tive um contato curto e não tão próximo, mas nunca tive dúvidas sobre quem são essas pessoas e como elas poderiam influenciar minha carreira e inspirar meu trabalho, e porque não inspirar minha vida. Dentro dos limites da minha imaturidade na época acho que consegui absorver muito dessas pessoas.

Aquele lugar comum sobre a difícil tarefa de liderar não parece ser problema para o Líder Inspirador. Não estou falando de um líder qualquer, mas alguém que crie ambientes vencedores, motive e passe confiança. Você certamente conhece um líder através da equipe que ele lidera (líder efetivo = equipe competente).

Lembro de uma frase do livro “O Monge e o Executivo” que diz:

“To Lead You Must Serve”
[“Para Liderar você deve servir”]

Essa frase é perfeita para exemplificar a figura do Líder Inspirador. Normalmente são pessoas capazes de se doar. Mas não estou falando de se doar a empresa, porque trabalhar 15 horas por dia muitos são capazes, estou falando em se doar às pessoas, o que na realidade é o que importa.

Líderes Inspiradores estão dispostos a oferecer o que eles têm de melhor para as pessoas que estão a sua volta, são indivíduos que motivam e levam ao sucesso, e, principalmente, não têm medo de transmitir o seu conhecimento e experiência. São pessoas sem medo de serem superadas. Ao contrário, para eles ver que conseguiram formar um profissional mais competente e humano do que ele próprio certamente trás uma sensação de felicidade e dever cumprido.

Outro pensamento que me faz lembrar muito dessa figura do Líder Inspirador é uma celebre frase de Margaret Thatcher:

“Estar no poder é como ser uma dama.
Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é”

O verdadeiro líder exerce sua liderança sem alardes e sem usar a forçar de um possível cargo, é natural e espontâneo na sua liderança e influência.

A verdade é que hoje me pego com saudades de trabalhar com um Líder Inspirador. Não que os líderes que vieram antes ou depois das pessoas citadas não tenham o seu valor e importância, claro que tem. Mas eu tive a sorte de conhecer alguns profissionais “fora da curva”, e apesar do poeta dizer que sente “saudade do que ele nunca viu”, eu nesse caso sinto saudade do que eu já conheci.

E você, nunca trabalhou com alguém assim? É uma pena, porque isso é como dizer que você nunca se apaixonou ou nunca jogou bola na chuva. Sem dúvida você iria crescer muito, como profissional e como pessoa. Para mim deveria estar na CLT à garantia de que todos serão comandados por um Líder Inspirador, acho que assim seríamos todos mais felizes. Hoje meu principal objetivo é ser para alguns poucos o que essas pessoas foram para mim, vou sentir a sensação de dever cumprido.

Obrigado aos meus líderes do passado, mas não posso deixar de buscar os inspiradores do meu futuro.