Óleo de Cártamo
Por Fabrício Cinque de Proença Franco | 21/01/2013 | SaúdeO cártamo (Carthamus tinctorius), também chamado de açafrão-bastardo, é uma planta asterácea cultivada em regiões tropicais e subtropicais da China e da Índia, bem como no Oriente Médio, Estados Unidos e México. Suas folhas, raízes e sementes são utilizadas para os mais diversos fins, tais como a produção de corantes amarelados para tecidos, chás medicinais e óleos para salada. Na Índia, por exemplo, faz-se um chá com as flores ressecadas para combater icterícia e dores reumáticas. No entanto, de alguns anos para cá, as sementes da planta vem sendo exploradas de uma forma mais expressiva, pois o óleo extraído delas tem alto potencial antioxidante.
Nesse óleo, existe uma grande concentração de ácido oléico ômega-9, uma gordura monoinsaturada que tem efeitos positivos sobre a saúde, sobretudo em relação à regularização de colesterol LDL e triglicerídeos. Estima-se que uma porção do óleo de cártamo tenha 75% de ômega-9, mais do que o azeite de oliva.
Estudos comprovaram que o consumo regular desse óleo, seja através da alimentação ou de suplementos, é capaz de reduzir significativamente a gordura do corpo, em especial a gordura abdominal. Isso acontece porque o óleo estimula a secreção do hormônio adiponectina pelas células do tecido adiposo. Esse hormônio de natureza protéica estimula o consumo da gordura corporal no metabolismo energético. Verifica-se, portanto, um progressivo decréscimo no peso e a perda das gordurinhas localizadas.
Para ajudar ainda mais no processo de emagrecimento, o ômega-9 é capaz de promover a saciedade, diminuindo o apetite e facilitando a manutenção das dietas. Além disso, o aumento na queima de gorduras faz o corpo ficar com maior disposição física, permitindo maior capacidade aeróbica e maior rendimento nos exercícios. Como consequência, o LDL, chamado de “mau colesterol”, tem seus níveis sanguíneos reduzidos. Isso melhora a circulação, fazendo cair consideravelmente o risco de doenças cardíacas e de acidente vascular encefálico.
Além do ômega-9, o óleo de cártamo também possui vitamina E, um composto antioxidante natural que atua na diminuição dos radicais livres. Dessa forma, as membranas das células ficam mais protegidas do estresse oxidativo, o que garante mais saúde para os tecidos e órgãos. Para a pele, acaba sendo um excelente bálsamo. A substância também atua sobre o sistema imunológico, oferecendo mais resistência para o organismo durante uma infecção.
Por tantos benefícios, o consumo do óleo de cártamo vem se tornando mais popular a cada dia. Mas lembre-se: apenas o consumo do óleo não garante nada. Ele não é milagroso. Mas pode ajudar bastante a saúde principalmente se estiver associado a outras atitudes positivas.
Fabrício Proença
Biólogo, Professor e Editor-Chefe da Revista Vita Naturalis
Leia mais: http://www.revistavitanaturalis.com/artigos/saude-e-bem-estar/oleo-de-cartamo/