O VERDADEIRO NOME DO BARÃO DE ARATANHA

Por Jose Wilamy Carneiro Vasconcelos | 27/05/2020 | História

O VERDADEIRO NOME DO BARÃO DE ARATANHA

 

 

No dia 21 de Maio de 1830 nascia em Fortaleza José Francisco da Silva, que depois passou a ser chamado de Barão de Aratanha, primeiro e único Barão de Aratanha.recebeu a alcunha de Aratanha por ter raízes familiares na Serra de Aratanha, interior cearense.  Era filho mais velho do comerciante português Manuel Francisco da Silva e de Maria Francisca (ou Angélica) da Costa e Silva.

 

O topônimo de Aratanha é o local de origem de seus familiares, terras de seu avô materno que era agricultor e dono de terras na Serra de Aratanha, recebida como herança por seu pai que faleceu. As terras de Aratanha, é conhecida também como Serra de Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza. Aratanha na Língua Tupy siginifica " Bico de Arara".

 

O menino  recebeu na Pia Bastismal o nome de  José Francisco da Silva. Acrescentou Albano, e passou a se chamar de José Francisco da Silva Albano, com o propósito de se distinguir de seus primos, homônimos, descendentes de um tio, Antônio Francisco da Silva, de raízes e de seu tronco genealógico. Era também descendente do sargento-mor Albano da Costa dos Anjos, seu avô materno que era agricultor, proprietário de uma gleba de terra na Serra de Aratanha.

 

Tornou-se caixeiro viajante em Sobral, depois que seu pai faleceu, e era caixeiro de José Smith Vasconcelos, um nobre português radicado brasileiro, (Primeiro Barão de Vasconcelos). Anos depois, foi para Fortaleza, a capital Alencarina.  Já instalado, na cidade  de Fortaleza, com os irmãos albanos tiveram que contratar um advogado de Pernambuco para resolver as questões e demarcações de suas terras na Serra de Aratanha.

 

Era primo do grande poeta e cronista Rodolfo Teófilo, na qual trabalharam juntos na firma Albano & Irmãos. Um ano antes da Abolição da Escravatura no Brasil, foi agraciado com o Título Barão de Aratanha.Era em 1887. Foi casado com sua prima-irmã Liberalina Angélica Teófilo, filha de seu tio materno José Antônio da Costa e Silva.

José Antônio da Costa e Silva seu tio materno, foii seu tutor e responsável depois da morte de seu pai. Era também paí do escritor cearense Juvenal Galeno, que escreveu o poema Cajueiro.Por isso ser primo do escritor Juvenal Galeno e Rodolfo Teófilo

 

O Título foi concebido à Barão da Aratanha pelo Decreto Imperial, no dia 03 de dezembro de 1887. Essa referência se deu devido à Serra de Aratanha, uma extensão montanhosa de serras e rochedos cearesnses que fica no Maciço de Baturité e Serra do Maranguape, cortadas como divisor de águas pelos Rios Cocó, uma das Bacias Hidrográficas do nosso Ceará.

 

A Serra de Aratanha é conhecida por um acontecimento trágico da aviação brasileira ocorrido no dia 08 de junho de 1982 com 154 vítimas fatais, dentre elas o empresário cearense Edson Queiroz, proprietário do Sistema Verdes Mares  e Grupo Edson Queiroz..

 

Na capital cearense, Barão de Aratanha foi homenageado por títulos nobiliáquicos. Além de ser um rico comerciante, foi Coronel da Guarda Nacional. E uma Rua no centro de Fortaleza, nas mediações da Rua Domingos Olímpio, Jaime Benévolo, perpendicular com a Rua Joaquim Magalhães.

 

_______________________

Wilamy Carneiro é professor, poeta e historiador. Membro da ALMECE - Academia de Letras do Municípios do Ceará.