O uso de tecnologia no futebol
Por Anderson Lopes | 07/12/2010 | SociedadeO uso de tecnologia no futebol
O futebol é o esporte mais popular do mundo e o mais praticado em vários países, incluindo o Brasil. Porém, algo que chama atenção nesse esporte são as polêmicas causadas por erros de arbitragem. Quantas vezes um time deixa de ganhar um jogo ou até o campeonato por "culpa" do trio de arbitragem. Erros como impedimentos mal marcados, pênaltis inexistentes, bola que ultrapassa completamente a linha do gol adversário e o juiz manda o jogo seguir, o famoso gol de mão "ala Maradona" (ficou conhecido assim porque a Argentina ganhou a Copa do Mundo de 1986 com um gol de mão do atacante Diego Maradona).
Uma solução para esses constantes erros é o uso da tecnologia dentro de campo. O juiz poderia ficar com um ponto e ser informado pelo quarto árbitro (que estaria assistindo ao jogo pela TV, tendo a possibilidade de parar um lance caso este seja duvidoso), outra idéia seria implantar na bola um chip e sensores nas linhas de fundo do campo e esses sensores informariam ao juiz caso a bola ultrapassasse por inteiro a linha de fundo.
Para muitos críticos esses lances polêmicos fazem parte do futebol e que isso o ajuda a ser o esporte mais popular do mundo e que o uso de qualquer componente eletrônico pode fazer com que o futebol perca sua "magia", Já para outros o uso de tecnologia é bem vindo e que seria uma forma de se fazer justiça dentro de campo, fazendo com que o time que jogou melhor e mereceu ganhar, ganhe realmente.
Já foram feitas varias experiências para ajudar os juízes (principalmente no Brasil) como o uso de sprays para marcar faltas e barreiras e dois juízes dentro de campo, então porque não fazer um teste num jogo amistoso, por exemplo, com uso de tecnologias e ver o resultado ao fim do jogo se é positivo ou negativo.