O Uso de Brinquedos E Jogos No Contextos De Pre-Escolar: Seu Impacto No Desenvolvimento Da Educação De Infância Em Angola

Por Viega Cassamuca Muandumba | 08/11/2024 | Educação

O Uso De Brinquedos E Jogos No Contexto De Pré-Escolar: Seu Impacto No 
Desenvolvimento Da Educação De Infância Em Angola
The Use Of Toys And Games In The Context Of Pre-School: Its Impact On 
The Development Of Early Childhood Education In Angola
Viega Cassamuca Muandumba
Viegamuan34@gmail.com
Mestre em Metodologia de Educação de Infância pelo Instituto Superior de 
Ciências da Educação da Huíla/Angola e,Licenciado em Ciências da Educação 
na especialidade de ensino Pré-Escolar pela Universidade Lueji Ankonde, 
concretamente na Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte/Angola.
Resumo
O artigo em causa, visa discutir o impacto dos brinquedos e jogos no 
desenvolvimento da Educação infantil em Angola. Sabendo que, as crianças 
nessa fase do seu desenvolvimento devem ser estimuladas com actividades 
lúdicas onde há envolvimento de jogos que promovam o desenvolvimento da 
capacidade criadora, imaginação, expressão corporal ou motora,o pensamento 
crítico. A escolha correcta de tipos de jogos e,brinquedos para esta fase de 
crescimento e aquisição de movimentos, é muito importante,porque,irá definir o 
seu crescimento psicomotor e emocional. Sendo assim, o jogo é uma das 
actividades que desenvolve o caracter da criança, onde o mesmo deve ser 
relacionado com as brincadeiras,onde presença da lúdicidade seja evidenciada, 
com o objectivo da criança vivenciar a imaginação e a autonomia. Os brinquedos 
e jogos têm um impacto no desenvolvimento da criança, porque,estes estimulam 
a curiosidade e autoconfiança, e também podem ser trabalhados ou utilizados em 
outras áreas do saber,ou seja, interdisciplinaridade, na qual, este artigo também 
apresenta alguns tipos de jogos utilizados na Educação Pré-Escolar para 
estimular o desenvolvimento de habilidades da criança tornando-a um ser activo 
na construção do seu próprio conhecimento. Portanto, vale realçar que, também 
reflecte a importância dos brinquedos e jogos e,destaca a sua relevância.
Palavras-chave:Brinquedos, Jogos, Pré-Escolar.
Abstract
The article concerned, aims to discuss the impact of toy and games in the 
development of early childhood education in Angola. Knowing that, of children at 
this stage of their developmentshould be stmulated with playful activities where 
they are involved in games that promote the development of creative capacity, 
imagination, body expressionor motor and critical thinking. The correct choice of 
game types and toys for this phase of growth and acquisition of movements, is 
very important because, it will define your psychomotor and emotional 
develepment. Thus, the game is one of the activities that development. Thus the 
game is one of the activities that develops the childs be related to the jokes, where 
the presence of the gossip is evidenced, with the aim of the child to experience 
imagination and autonomy. Toys and games, have na impact on childs 
development, because they stimulate curiosity and self-confidence, and canalso 
be worked or used in whitch this article aiso presents some types of games used 
In preschool education to stimulate the development of childs skills, making it na 
active being in building your own knowledge. Therefore, it is worth highlights tha 
also reflects the importance of toys and games importance of toys and games and 
highlights its relevance.
Keywords: toys, games, preschool.

Introdução
É de dominío público que, a Educação Pré-Escolar organiza-se na creche e no 
jardim-de-infância e,termina com a Classe de iniciação no território angolano. 
Face á isso, a classe de iniciação funciona em Centros Infantis Públicos e 
Privados e, em escolas do Ensino Primário.
No Pré-Escolar, a criança é estimulada através de actividades lúdicas e jogos, 
para exercitar a sua capacidade motora, fazer descobertas e iniciar o processo de 
literacia, artigo 12.º Decreto Presidencial n.º 129/17,aliado ao Estatuto do 
Subsistema de Educação Pré-Escolar.
Mediante ao exposto, é fundamental entendermos e dinamizar actividades,
fazendo recurso aos jogos e brinquedos como um objecto voltado ao lazer, 
geralmente associado às crianças. Em Educação de Infância, um brinquedo é 
qualquer objecto que a criança usa no acto de brincadeira; também pode ser 
entendido como um instrumento que proporciona uma actividade que leva ao 
desenvolvimento psicológico, motor e cultural da criança. 
O lúdico na educação infantil irá permitir que a criança desenvolva uma nova 
visão do mundo através das descobertas e da criatividade, as crianças irão se 
expressar analisar, criticar melhorando assim a aprendizagem a qualificação e a 
formação crítica. Diante deste contexto,os educadores precisam refletir mais 
sobre a importância do lúdico na Educação Pré-Escolar.
É importante estimular a autonomia da pedagogia na educação de Infância, 
permitindo que a mesma venha estimular a prática dos jogos, pois é um grande 
desafio para o sistema educacional. Desse modo ao fazermos uso do lúdico em 
sala de aula estaremos buscando novas maneiras de envolver a criança em 
atividades que levem os mesmos a refletir e descobrir o mundo que os cerca.
Importa salientar que, contato com os jogos na aprendizagem permite às crianças 
a entrar em contacto como mundo mágico no caminho das Descobertas as 
atividades lúdicas, permitem também às crianças desenvolverem negociação, 
fazendo regras e resolvendo conflitos, pois porque o brincar é formação que a criança 
tem de compreender o mundo adulto a sua volta, trazendo para seu mundo 
imaginário.

Ao entrarem no espaço escolar, as crianças trazem consigo as experiências 
vividas e os saberes adquiridos fora dos muros escolares. Estabelece--se, assim, 
uma conexão entre esses dois espaços de cultura, ambos vivos e dinâmicos na 
educação.
Importa salientar, o jogo é uma das actividades mais comuns, que molda o 
comportamento da criança durante a infância. Sendo uma actividade 
marcadamente cultural, é também um elemento fundamental da cultura universal 
e da união dos povos. Para mais compreensão, iremos basear-nos em alguns 
fundamentos de autores clássicos e não só.
Conceito De Jogo
Etimologicamente, a palavra jogo vem do termo latino locu, que significa gracejar, 
zombar e que foi utilizado no lugar de ludo: brinquedo, jogo, divertimento, 
passatempo. Para Brigatti(2006), tanto as brincadeiras como os jogos são 
entendidos como expressões universais, pois as crianças do mundo inteiro e de 
todas as épocas podem entender sua linguagem. Brincar requer, em quase todos 
os momentos, bastante concentração, alimenta a imaginação, o interesse e a 
iniciativa. É o mais completo dos processos educativos, pois influencia o intelecto, 
a parte emocional e o corpo da criança 
Jogo é uma das actividades mais comuns no Homem, que molda o 
comportamento da criança durante a infância. Sendo uma actividade 
marcadamente cultural, é também um elemento fundamental da cultura universal 
e da união dos povos. Para mais compreensão, iremos basear-nos em alguns 
fundamentos de autores clássicos e outros.
Huizinga (1992) define o jogo como uma qualidade da acção humana que 
comporta uma função significante, onde o jogo surge associado a divertimento e 
prazer, mas também, representa liberdade, evasão da realidade para uma 
dimensão temporária de actividade com uma orientação e uma ordem próprias, 
que leva a criança a aprender e a desenvolver várias habilidades. Portanto, na 
perspectiva deste autor, a actividade lúdica rege-se por um conjunto de regras 
que introduzem na vivência quotidiana uma perfeição temporária e limitada, permitindo o acesso a uma dada vivência estéticae imaginária do mundo da 
criança.
De acordo com Jesus et al. (2020), os jogos de alfabeto dinâmico destinam-se às 
faixas etárias de 4 a 5 anos. Ajudando a criança a associar as palavras às letras, 
mostrando que a união das letras forma as palavras, desenvolvendo e 
aperfeiçoando o raciocínio lógico. Além de mais, é um jogo que tem regras, no 
qual as crianças acabam aprendendo também, que cada um tem a sua hora para 
poder jogar.
O Jogo Como Suporte Metodológico
Huizinga (1992),define o jogo como uma qualidade da acção humana que 
comporta uma função significante, onde o jogo surge associado a divertimento e 
prazer, mas também, representa liberdade, evasão da realidade para uma 
dimensão temporária de actividade com uma orientação e uma ordem própria, 
que leva a criança a aprender e a desenvolver várias habilidades. Portanto, na 
perspectiva deste autor, a actividade lúdica rege-se por um conjunto de regras 
que introduzem na vivência quotidiana uma perfeição temporária e limitada, 
permitindo o acesso a uma dada vivência estética. Não obstante, de acordo com 
Kishimoto (2007), o jogo pode ser usado como um suporte metodológico em 
todos os níveis de ensino, desde que a finalidade seja adequada ao grau de 
aprendizagem das crianças, com o objectivo da construção de conhecimento e da 
promoção de empatia e respeito nas relações interpessoais, bem como da 
autonomia da criança.
Importância Dos Brinquedos E Jogos Na Educação Pré-Escolar No Contexto 
Angolano
Uma vez que os brinquedos são fundamentais para as crianças, por mediarem a 
aprendizagem e a Educação, cabe ao educador de infância trabalhar, através 
deles, diferentes áreas de conhecimento. Face ao exposto, Serafim (2010) 
salienta que, o brinquedo constitui uma oportunidade de desenvolvimento, porque 
estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia da criança; proporciona 
oportunidades de desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção; brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e 
melhora as suas habilidades.
Segundo Vygotsky (1998), o brinquedo desempenha um papel importante, sendo 
um suporte da brincadeira e, ao mesmo tempo, tendo uma influência no 
desenvolvimento da criança, na promoção de uma situação de transição entre a 
acção da criança com o objecto. O jogo é o nível mais alto de actividade para o 
desenvolvimento em educação de infância, pois é por intermédio dele que a 
criança age e se desenvolve, numa conquista gradual de autonomia e 
emancipação.
De acordo com Lima et al. (2020), as actividades lúdicas, mais precisamente os 
jogos e as brincadeiras, oferecem à criança um estímulo de diversas formas, 
fomentando aspectos da sua personalidade, permitindo perceber as suas 
dificuldades e trabalhá-las de modo não invasivo, através do brincar. Na mesma 
perspectiva, Evangelista e Ramos (2015), salientam que, os brinquedos têm uma 
grande vantagem em Educação de Infância; porque, ajudam no desenvolvimento 
cognitivo, físico, motor e afectivo da criança, fazendo uma relação com as 
brincadeiras e jogos, no garante do desenvolvimento integral. Ainda, os autores 
dizem que “os educadores de infância devem olhar a criança no seu todo, e não 
diferentes áreas de desenvolvimento, separadamente.”
Com Kishimoto (2007), o jogo pode ser usado como um suporte metodológico em 
todos os níveis de ensino, desde que a finalidade seja adequada ao grau de 
aprendizagem das crianças, com o objectivo da construção de conhecimento e da 
promoção de empatia e respeito nas relações interpessoais, bem como da 
autonomia da criança.
O método dos jogos vem sendo implantado em todas as escolas, dessa forma, 
configura-se importante à realização dessa pesquisa para o desenvolvimento 
cognitivo da criança. Apesar de algumas dificuldades, as crianças tem um 
compromisso com a escola.
O jogo, como observa Kishimoto (2002), pode ainda ser considerado como jogo 
educativo e a ele está relacionada a presença concomitante de duas funções: a 
função lúdica quando o jogo proporciona diversão, o prazer e até mesmo o desprazer quando escolhido de maneira voluntária; e a função educativa em que 
o jogo tem a capacidade de ensinar qualquer coisa que complete o saber do 
indivíduo e sua compreensão do mundo.
Importa realçar que, a autora afirma ainda que o equilíbrio entre essas duas 
funções é o que caracteriza o jogo educativo. Caso haja o desequilíbrio entre 
elas, haverá duas situações: não acontece mais ensino, há apenas jogo, quando 
a função lúdica predomina ou, o inverso, quando a função educativa elimina todo 
o caráter lúdico, resta apenas o ensino.
De acordo com Evangelista e Ramos (2015), ao relacionarmos os brinquedos, 
brincadeiras e jogos com as actividades lúdicas, é necessário identificar a 
nomenclatura e as suas definições nos diferentes aspectos, porque, na visão 
destes autores, entende-se que toda a actividade onde o educador de infância 
utilize brinquedos, brincadeira e jogos, se situa no campo lúdico.
Tipos De Jogos Para A Educação Pré-Escolar No Contexto Angolano
De acordo com Jesus et al. (2020), os jogos de alfabeto dinâmico 
destinam-se às faixas etárias de 4 a 5 anos. Ajudando criança a associar 
as palavras às letras, mostrando que a união das letras forma as palavras, 
desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio lógico. Além de mais, é um 
jogo que tem regras, no qual as crianças acabam aprendendo também, 
que cada um tem a sua hora para poder jogar.
Segundo o autor, para o educador de infância ensinar este jogo, primeiro deve 
reunir um conjunto de materiais como: cordão com as letras aleatórias; e um 
quadro, onde cada criança irá espalhar os cartões com as palavras por todo o 
quadro. O mesmo pode ser feito em várias vezes e em diversas formas; a criança 
que acumular mais pontos, vence o jogo. Ao realizar esta actividade pode dividir
seo grupo pela sala de actividades, em pequenos grupos.
Já os jogos de sensações, são um meio para promover aprendizagem
sobre os órgãos dos sentidos: visão, tacto, olfacto, audição e paladar. 
Sugerem-se actividades em que se valorizem a manipulação de objectos, 
envolvendo-se as crianças também na planificação e preparação das 
mesmas. De acordo ao exposto acima, Jesus et al. (2020), salientam que, para o educador de infância orientar esta actividade, primeiro deve vendar 
os olhos das crianças com um lenço macio, pegar uma caixa com abertura 
no meio, e colocar os materiais dentro; a seguir, pedir a uma delas para 
colocar a mão e tactear os materiais; então, o educador vai questionando a 
criança sobre as características do objecto a ser tacteado. Este tipo de 
actividade pode ser realizada com o uso de materiais disponíveis no 
contexto. 
A memória é a parte dos elementos intelectuais de que um ser humano 
dispõe para a coerência da sua faculdade mental de aprender. Segundo 
Carlos e Souza (2021), o jogo da memória é uma actividade fundamental 
que se vale dos processos de associação de imagens ou qualquer objecto 
a partir de lembranças de curto prazo das crianças. Na visão desses 
autores, o jogo de memória também ajuda no desenvolvimento de 
habilidades psicomotoras, atenção, a imaginação, a concentração e a 
socialização da criança.
A criança precisa primeiramente de espaço e de tempo, seja no ambiente escolar 
ou em qualquer outro lugar, para que se sinta à-vontade a brincar e a jogar. Na 
escola, muitas vezes o tempo para a criança brincar é limitado e os adultos, 
atarefados em aplicar a sua rotina, acabam esquecendo-se de como é importante 
tirar um tempo para as crianças sentirem o prazer de estar ali.
Segundo Claudiane et al. (2015), as brincadeiras aparentemente livres são fontes 
de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é 
uma forma de auto expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante 
o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A ideia difundida 
popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais 
importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
Interdisciplinaridade dos jogos
A interdisciplinaridade consiste em promover a articulação de conteúdos de 
diferentes áreas curriculares, tornando o conhecimento mais significativo, mais 
amplo e útil à aprendizagem da criança. De acordo com Catarina (2020), a 
integração curricular deve compreender a elaboração do currículo, para procurar estabelecer relações estreitas entre todos os caminhos, visando integrar as suas 
experiências, demonstrando que as crianças devem ter um papel activo nas 
actividades curriculares a serem implementadas pelo educador. A temática de 
jogos pode ser integrada e trabalhada em outras áreas curriculares. 
Segundo o Instituto Nacional de Investigação de Desenvolvimento de Educação 
[INIDE](2019), estabelece as seguintes áreas a serem trabalhadas 
articuladamente na Educação de Infância: Comunicação linguística e literatura 
infantil, Representação Matemática, Meio Físico e Social, Expressão Manual e 
Plástica, Expressão Motora/Psicomotricidade e Expressão Musical.Essas áreas 
devem ser trabalhadas de forma articuladas,sendo que a Comunicação 
Linguística está ligada á Representação Matemática e Meio fisico social de 
maneira que se promova o desenvolvimento holístico da criança.

Considerações Finais
Configura-se fundamental tratarmos a questão da ludicidadeno contexto 
angolano, como forma de desenvolver a autonomia das crianças, onde requer o 
livre uso dos brinquedos,jogos e materiais para expressarem os projetos criados 
por eles. Contudo, temos que olhar os jogos como fonte de aprendizagem,e
como forma de socialização, pois as crianças aos e relacionarem, aprendem a 
conviver com seus pares.
Portanto, esperamos que este artigo possa servir de fundamentação para os 
professores e educadores de Infância,que queiram inovar as suas práticas, 
tenham nos jogos e brinquedos como seus aliados, com vista á possibilitar assim
às crianças,de forma a desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e 
físicas, demaneira prazerosa e participativa, uma vez que os jogos são de grande 
contribuição para o processo ensino e aprendizagem. Sabemos que, para que 
isso ocorra, temos que colocar como grande importância estimulação por meio 
de jogos, pois as crianças sentem prazer em brincar e passam a conhecer a si 
mesmas e os papéis de outras pessoas na sociedade.

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