O uso das sete Ferramentas Básicas da Qualidade nas empresas

Por BERTONY PESSOA CAVALCANTE DA SILVA | 17/10/2016 | Adm

 1 - INTRODUÇÃO

A experiência quotidiana demonstra ser inevitável encontrar diferenças (por mais pequenas que estas sejam) entre duas peças ou objectos que aparentam, à primeira vista, ser idênticas. A mediação, quantificação e redução de tais diferenças, que constituem variações em torno do valor ou característica pretendida, são o objecto da melhoria de qualquer processo produtivo ou serviço ( TQT, 2014 ).
As ferramentas estatísticas são utilizadas na indústria por se ter a consciência que ao remover as causas dos problemas se obtém uma maior produtividade e que a resolução de problemas utilizando técnicas gráficas e específicas produz melhores resultados do que os processos de procura não estruturados. Tais técnicas, que permitem saber onde estão os problemas, qual a sua importância relativa e que alterações irão provocar os efeitos desejados, podem ser divididas em quatro grupos distintos: Ferramentas básicas da Qualidade (também conhecidas pelas "seven QC tools"), Ferramentas intermédias, Ferramentas avançadas e Ferramentas de planeamento ( TQT, 2014 ).
Neste trabalho será dado enfoque sobre as Ferramentas Básicas da Qualidade, com explicações sobre: O que são? Qual a importância ? Quais os benefícios que trazem para a empresa? 5 2 - DESENVOLVIMENTO 2.1 - O que são as Ferramentas Básicas da Qualidade? Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho ( MAGALHÃES, 2014 ).
As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos ( MAGALHÃES, 2014 ).
2.2 - Qual a importância das Ferramentas Básicas da Qualidade? Kaoru Ishikawa constatou que 95% dos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com as ferramentas básicas da qualidade, sendo importante ter o conhecimento destas técnicas, que devem ser conhecidas e aplicadas rotineiramente por todos ( JATOBÁ, 2014 ). Em linhas gerais, as ferramentas básicas para melhorias em qualidade são:

[...]

Artigo completo: