O uso da TV e Vídeo na Educação Infantil

Por Fabiane Limberger | 20/06/2017 | Educação

RESUMO:

Esta monografia tem como objetivo compreender a importância que o uso da TV e do vídeo na Educação Infantil, pois esta é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se um questionário aplicado a uma professora de Arroio do Tigre e outra de Sobradinho, ambas da Educação Infantil, onde buscou – se saber qual a valor da TV e do Vídeo na sala de aula de Educação Infantil e qual a função destas ferramentas no ensino - aprendizagem. Para a apresentação desta proposta foi realizada a leitura do material, todas as respostas foram organizadas em uma tabela. E por fim, foram elaboradas categorias de análise, quais sistematicamente apresentam as ideias e os temas emergentes neste estudo. E com isso busca-se fazer com que os professores de Educação Infantil compreendam a importância destas ferramentas na aprendizagem dos alunos e que posso se fazer presente me seu planejamento.

1.INTRODUÇÃO:

Nocontexto social em que vivemos, estimulados pelas tecnologias dainformação e comunicação, é necessário compreender as diversaslinguagens que se processam neste universo. Neste sentido, refletirsobre as transformações sociais é uma necessidade que facilita acompreensão da realidade, o desenvolvimento do aprendizado e ainserção social. Com base nisto buscamos compreender a importânciados usos das mídias, principalmente da TV e do vídeo, na EducaçãoInfantil.

AEducação Infantil sendo a etapa mais importante da vida escolar dacriança, pois proporciona a elas desenvolver integralmente osaspectos físico, psicológico, intelectual e social, além dedespertar o gosto pela escola. Responsabilidade essa do professor queatua na Educação Infantil, pois a ele cabe proporcionar um ambienteacolhedor e que lhe transmita segurança. E com o intuito de repensarque o uso das mídias pode e deve ser usado na Educação Infantilpensou em realizar esta pesquisa que faz refletir sobre o Uso da TV eVídeo na Educação Infantil.

Noque se refere à televisão e ao vídeo, foco deste trabalho, emgeral, a realidade é de ausência de aparelhos modernos, falta deespaço adequado, uso improvisado e não planejado do televisor e dovídeo como recursos de aprendizagem, resistência do professor emusá-lo, falta de capacitação para esse fim. Essa constataçãorefere-se ao uso dessa ferramenta no contexto de duas Escolas, estudodeste trabalho. A Escola Municipal de Educação Infantil AbelhinhaFeliz localizada no município de Sobradinho e a Escola Municipal deEnsino Fundamental Jacob Dickel, Localizada no município de Arroiodo Tigre.

Atravésdesta pesquisa se quer identificar se os professores das escolasselecionadas conhecem o verdadeiro sentido de utilizar as mídias emquestão, e qual é a sua intenção em usá-las e isso se faráatravés de uma pesquisa exploratória, com a utilização de umquestionário para os professores de Educação Infantil das escolasescolhidas e também da observação. 

Estetrabalho tem como objetivo geral compreender a importância que o usoda TV e do vídeo no contexto da Educação Infantil, e comoobjetivos específicos perceber a importância do meio de comunicaçãotelevisível como ferramenta de ensino-aprendizagem do professor emsala de aula, capaz de favorecer o desenvolvimento do processoeducativo, com vista a garantir um aprendizado significativo aosalunos. E refletir a cerca da televisão e do vídeo para contribuircom o processo educativo, no que se refere à formação do professorenquanto mediador e articulador do ensino e aprendizagem e,consequentemente, com o desenvolvimento do aluno.

Buscamosatravés de esta pesquisa refletir a cerca da televisão e do vídeosobre as contribuições no processo educativo, no que se refere àformação do professor enquanto mediador e articulador do ensino eaprendizagem e, consequentemente, com o desenvolvimento do aluno.

2.Caminho metodológico

Aescolha do método de pesquisa foi realizada com base em critérios efundamentos acerca do fim que se quer alcançar e que sejamcompatíveis com a natureza do fenômeno a ser estudado. Dessa forma,a partir das diferentes metodologias que podem ser adotadas, optou-sepor trabalhar com a pesquisa qualitativa, que ao invés dequantidade, buscam o entendimento do problema. Para complementar talmetodologia, far-se-á uma observação, e tendo como instrumento decoleta de dados o questionário de entrevista com professores de duasescolas de Educação Infantil.

Diantedas diferentes opções de metodologias disponíveis, optou-se pelapesquisa qualitativa, pois constitui esta, uma convenientealternativa para estudar determinados efeitos próprios da açãohumana. Na pesquisa, o pesquisador busca obter dados descritivosatravés do contato e interação com o indivíduo que está seestudando e com a situação que compõe o objeto de estudo e, ainda,busca entender os fenômenos que ocorrem no campo observado a partirda vivência e comportamentos dos participantes da ação.

ParaGoldenberg (2003) os métodos qualitativos poderão observar,diretamente, como cada indivíduo, grupo ou instituiçãoexperimenta, concretamente, a realidade pesquisada. Com tais palavraso autor mostra que a pesquisa qualitativa objetiva encurtar adistância que existe entre a teoria e a prática e expor asignificação do fenômeno observado, dependendo ainda das opçõesteóricas e também da descrição das diferentes situações quecompõem o dia a dia dos sujeitos que fazem parte da pesquisa. 

Apesquisa qualitativa é utilizada na realização da observação deum fenômeno. Busca em primeiro lugar observar e compreenderdeterminado fenômeno, para depois descrever o que o mesmo significa.Segundo Goldenberg (2003), a pesquisa qualitativa é utilizada narealização da observação de um fenômeno. Assim Goldenberg (2003,p. 54-55) afirma que, 

nãoé possível formular regras precisas sobre as técnicas de pesquisaqualitativa porque cada entrevista ou observação é única: dependedo tema, do pesquisador e de seus pesquisados.[...] O pesquisadordeve, então, apresentar claramente as características do indivíduo,organização ou grupo, que foram determinantes para sua escolha, detal forma que o leitor possa tirar suas próprias conclusões sobreos resultados e a sua possível aplicação em outros grupos ouindivíduos em situações similares. 

Taispalavras revelam que a pesquisa qualitativa objetiva encurtar adistância que existe entre a teoria e a prática, a fim de expor asignificação do fenômeno observado, dependendo ainda das opçõesteóricas e também da descrição das diferentes situações quecompõem o dia a dia dos sujeitos que fazem parte da pesquisa.

Notrabalho de pesquisa também será utilizado utilizamos o método deobservação participante que segundo Moreira (2002, p. 52), éconceituada como sendo “uma estratégia de campo que combina aomesmo tempo a participação ativa com os sujeitos, a observaçãointensiva em ambientes naturais, entrevistas abertas informais eanálise documental”.

Numprimeiro momento, foi explorado o assunto desta pesquisa através deum questionário aplicado a dois professores das escolas de EducaçãoInfantil do município de Sobradinho e Arroio do Tigre. E vamosdenominar como Professora 1 de Arroio do Tigre e Professora 2 deSobradinho.

Combase nos questionários realizamos uma análise do material por meiode três movimentos: primeiro foi realizada a leitura cuidadosa domaterial, todas as respostas foram organizadas em uma tabela; apósforam categorizadas as respostas e reorganizadas de acordo com astemáticas mais presentes nos discursos. Por fim, foram elaboradascategorias de análise, quais sistematicamente apresentam as ideias eos temas emergentes neste estudo.

[...]

Artigo completo: