O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Por Flávio Marques | 08/03/2018 | Educação

O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO TRABALHO

Flávio Marques Passos
Evandro Salvador A. Oliveira

Resumo: Atualmente o avanço tecnológico em praticamente todos os meios da sociedade é algo inevitável. A inserção da tecnologia na educação é um fenômeno que tem se tornado indispensável, ainda mais quando se trata de formação e desenvolvimento profissional no ensino superior. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar ao leitor o uso das novas tecnologias a favor do ensino/aprendizagem na educação superior. Trata-se de um relato de experiência, inspirado na construção de reflexões que tangenciam assuntos relativos ao uso da informática como ferramenta de ensino. Com a abrangência de recursos tecnológicos que existem hoje na sociedade, sobretudo em contextos educativos, com a Universidade, é possível encontrar conteúdos, informações e fontes adequadas e necessárias para sanar dúvidas, aprofundar conhecimentos, inclusive atuar de maneira a orientar melhor o desenvolvimento de trabalhos que realizamos cotidianamente. A ênfase incide em refletir em questões que permitem pensar em algumas ações, como o fato de o sujeito realizar capacitações que possibilitam a utilização de ferramentas midiáticas, informacionais e tecnológicas de modo a potencializar o trabalho e o desenvolvimento da docência. Dessa forma, a transmissão conhecimentos se faz presente, cada vez mais, dentro do próprio ambiente que convivem estudantes e professores na cultura contemporânea. Dentre os autores consultados para a construção deste trabalho, temos as contribuições de Faria (2014), Maciel (2014), Souza (2014), Tajra (2012), entre outros. Como conclusões, destaca-se que o uso adequado dos recursos tecnológicos no meio educacional embasado por seus trabalhos, surge com a intenção de conectarmos o aluno ao conhecimento através de soluções modernas e atrativas, como a sociedade atual exige.

Palavras-chave: Educação. Docência. Tecnologia. Informática. Relato de experiência.

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho demonstra o quanto é útil e profícuo o uso da tecnologia no ambiente educacional, com especial atenção ao ensino superior. Salientamos que a tecnologia surge em nossas vidas com intuito de suprir várias necessidades do cotidiano e como sua evolução vêm melhorando progressivamente técnicas já criadas anteriormente.
Alertando sobre o não acompanhamento adequado dessa evolução e as consequências do uso indevido dessa ferramenta. Faria, Borges (2014) reconhecem que a inserção da tecnologia na educação deve ser utilizada como mais um recurso didático a favor dos professores e alunos. E, como no caso dos demais recursos didáticos, não há condições de se pensar em garantias de sucesso educacional, simplesmente pelo fato de se estar utilizando esse recurso, ou seja, é importante entendermos que a disponibilidade física dos recursos tecnológicos no meio escolar, por si mesma, não traz nenhuma garantia de ocorrerem transformações significativas na educação.

Desde muito tempo o convívio entre as pessoas criou o que hoje conhecemos como sociedade. Castells (2016) defende a tese de estarmos em uma sociedade em rede, que convida os sujeitos a estabelecer relações em tempos de convergência midiática e tecnológica. Como o crescimento populacional e o avanço tecnológico da sociedade nos dias de hoje é enorme, sobretudo ocorre de maneira muito rápida, há uma necessidade muito grande quanto à expansão e utilização de ferramentas que facilitem a circulação do conhecimento entre as pessoas.

Segundo Maciel (2014), hoje é possível que professores e alunos entrem em contato com pesquisadores e com instituições localizadas em lugares distantes, podendo obter respostas diferentes e em curto espaço de tempo a dada solicitação até no mesmo dia. De que forma isso é possível? Usando, por exemplo, o correio eletrônico, o famoso e-mail, ou o blog para postar recados em sites da Internet.
Esse tipo de recurso é de grande importância, quebrando barreiras de tempo e espaço disponibilizando o acesso a informação de modo agiu, nos permitindo acessar dados do outro lado do globo sem se quer sair de casa. Um modelo no uso desse recurso são as Instituições de Ensino que ofertam cursos de Graduação e Pós Graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) através dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA), onde têm o Moodle como plataforma mais utilizada, tal conexão vem dando tão certo que alguns já apelidam de “Ensino sem Distância” graças aos recursos tecnológicos utilizados pelas instituições.

Artigo completo: