O TRABALHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS.

Por Renato Lima | 28/07/2016 | Educação

 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: O TRABALHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS. 

                                                                          Renato Lima  

            A educação infantil, como primeiro passo para a vida em sociedade seria o primeiro argumento em pauta para darmos continuidade a vida humana, talvez exista pesquisadores e educadores que vão além desta tese ao concluir que a importância de crianças abaixo de seis anos frequentar a escola seja de fato algo muito importante para o desenvolvimento intelectual.

Este desenvolvimento global que os professores e profissionais da área relatam é o desenvolvimento motor, social e cognitivo, através do trabalho com o brincar. Nesta fase existem muitas maneiras de aprender e de crescer através do lúdico pedagógico. A Educação Infantil, etapa inicial da Educação Básica, tem como alvo o desenvolvimento geral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

Segundo Almeida a expectativa de uma criança, quando passa a frequentar a escola é encontrar um amigo, uma guia, um animador, um líder, alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir uma nova história e uma sociedade melhor (1987)

            Piaget (1974) ilustra o desenvolvimento intelectual em três estágios, Segundo Piaget no Estágio sensório-motor, que vai do zero até os 2 anos de idade, é onde se inicia o desenvolvimento das coordenações motoras, a criança aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos das crianças está vinculado ao concreto.

Já no Estágio simbólico, que é dos 2 até por volta dos 7 anos, o pensamento da criança está centrado nela mesma, é um pensamento egocêntrico. E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.

            Sabemos que a escola deve contribuir para o desenvolvimento e a concretização do ser, sendo assim, educá-la e cuidá-la, sabendo que na prática pedagógica segundo estudiosos e atores da educação infantil, o cuidar e o educar são indissociáveis.

A grande responsabilidade da educação infantil, de acordo com Almeida (2007):compreender o aspecto especial de cada criança de estar no mundo, respeitando o seu momento, seu estilo de ser e sua personalidade. É importante que seja oferecido um espaço rico em atividades lúdicas ao passo que harmonize um desenvolvimento sadio, desenvolve habilidades motoras, aumente a integração, estimule a sensibilidade; favoreça espaços livres que permitam as crianças se difundirem de maneira livre em suas ações criativas.

A criança nesta fase da educação infantil tem uma enorme necessidade de assistência, cuidado e, portanto de educação direcionada, que lhe permita um amplo desenvolvimento de suas capacidades mentais e físicas, entretanto a educação doméstica aliada à escolar permitirá que a criança supere as diversas mudanças que ocorrerá ao longo de sua vida, de forma tranquila e sadia.

REFERÊNCIAS.

ALMEIDA, Tatiana. A educação infantil segundo as diretrizes básicas. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/55035/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil.

Revista Nova Escola. Edição Especial: Compilação dos volumes 1 e 2 dos Grandes Pensadores, jul. 2008. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/formador-criancas-pequenas-422947.shtml?page=2

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1974