O TRABALHO DO SUPERVISOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL...

Por Valdenir Castro Bezerra | 17/01/2017 | Educação

O TRABALHO DO SUPERVISOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MUNICIPAL DONA REGINA NA CIDADE DE MIRACEMA DO TOCANTINS.

Valdenir Castro Bezerra.

Zilmene Santana Souza.

RESUMO

                Diante dos questionamentos em torno do papel do Supervisor Educacional no trabalho desenvolvido na Educação Infantil, tendo como base de pesquisa a atuação presente juntos aos educadores desse distinto público, ao buscar informações sobre tal assunto primeiramente foi trabalhado a importância da Educação Infantil para depois questionar qual a graduação e que tipo de formação os profissionais estão recebendo e de que forma o Supervisor atua diante dos problemas que envolvem a instituição de ensino e os profissionais que atuam nesta área. Com o objetivo de compreender o processo construtivo educacional, ao inovar sua prática educativa e sua atuação profissional, tendo como métodos de trabalho um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário voltado para a importância da graduação e das formações continuadas junto com o trabalho assíduo do supervisor na Escola. Desta forma, foi detectado que muitos professores sentem a ausência do supervisor na Unidade de Ensino, e ele acumula diversas funções e se sobrecarrega devido ao número de instituições que atende.

Palavras Chaves: Supervisor Educacional, Educação Infantil, Profissionais, formação continuada e trabalho.

INTRODUÇÃO 

                Devido aos questionamentos em torno das dificuldades vivenciadas com o trabalho na educação Infantil, voltado para o professor e para o Supervisor Educacional tendo como base o estudo em torno do presente artigo “O trabalho do Supervisor Educacional na Educação Infantil”, teve como ponto de partida analisar o que é oferecido aos professores da Educação Infantil. Desta maneira, analisamos o papel do supervisor ao transformar-se em uma força aglutinadora e impulsionadora da equipe, pois atua como o ser que intermédia às relações, sem se tornar autoritário, e sim, um interprete da realidade vivida por ele e pelo grupo que representa.

                Tendo em vista, a crescente preocupação com a formação dos professores que exerce sua função com alunos na Educação infantil que teve como fonte primordial uma pesquisa na Creche Municipal Dona Regina na cidade de Miracema do Tocantins a questão vigente, quanto o trabalho do supervisor na contribuição e no acréscimo quanto à formação dos docentes. Vale ressaltar que, a construção do conhecimento é formada por etapas que se reconstrói dentro de um plano superior. Plano este, que é comprovado pelas conexões do cérebro que cresce em ciclos que coincidem com os da aprendizagem e desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano.

Neste sentido, tanto na vida cotidiana quanto na escola as crianças funcionam em diferentes níveis de compreensão e habilidades que exige do profissional que o acompanha um apoio para que esses níveis sejam atingidos e avançados, porque ao desaparecer esse suporte este nível de aprendizagem decai e a recuperação pode demorar. Por isso, necessita de um profissional capacitado e com interesse de contribuir no crescimento intelectual de cada criança, pois elas são seres que necessita de uma ajuda especializada e com capacitação para desenvolver tal tarefa com êxito e responsabilidade.

A formação continuada dos professores deve fazer parte das preocupações e metas do supervisor ao planejar o cotidiano da escola, por meio de momentos de discussão e reflexão sobre o planejamento e sobre a metodologia utilizada pelo professor. É importante que o supervisor pesquise e ofereça subsídios para que o professor reflita e ressignifique sua prática, e que esse seja um processo e não uma prática isolada. Deste modo, devem estar inserido no contexto escolar, ao articular novas práticas educativas, que favorece o desenvolvimento pleno de um currículo diferenciado que atenda às diferenças culturais e pessoais e ainda contribui para a formação continuada do corpo docente, ao visar o crescimento profissional e à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Artigo completo: