O TEMPO E A ARTE

Por NEY SILVA | 29/09/2010 | História

Na Pré-História, surgiram os primeiros artistas da humanidade, viviam em pequenos grupos, eram nômades e alimentavam-se da caça, da pesca e da coleta de frutos. Esse período compreende de aproximadamente 500.000 a 30.000 anos a.C., é chamado de Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico que divide-se em Inferior e Superior. No Paleolítico Inferior, o homem exerce o controle do fogo e cria instrumentos muito rudimentares; No Paleolítico Superior o principal acontecimento é o desenvolvimento da pintura e escultura. As criações não param. Em seguida vem a Idade da Pedra Polida ou Neolítico (aproximadamente 10.000 a 5.000 anos a.C.) e a Idade dos Metais (aproximadamente 5.000 a 3.500 anos a.C.).
As artes plásticas (pintura e escultura) surgiram bem antes da escrita (Idade dos Metais), com isso pode-se perceber o quanto a arte é importante, há quanto tempo faz parte da vida humana e como é necessário utilizá-la no Ensino Fundamental, Médio e Superior.
Segundo CALABRIA e MARTINS (1997): Nas cavernas (habitat natural do homem primitivo) pesquisadores encontraram as primeiras pinturas realizadas. São pinturas de cavalos, veados, bisões, ursos, etc. São verdadeiros salões de arte, como exemplo temos a "Gruta de Lascaux" e "Gruta de Pech-Merle" ambas na França.
O motivo pelo qual os nossos antepassados desenhavam nas paredes das cavernas ainda é desconhecido, no entanto existem muitas teorias que tentam explicar. A mais aceita pelos pesquisadores é de que eles desenhavam pensando no animal a ser caçado, pois acreditavam que desenhando o animal ficaria muito mais fácil de dominá-lo.
Nas pinturas, a tinta era produzida pelo próprio homem, geralmente utilizavam terras (rica em minérios), carvão, sangue e gorduras de animais, dentre outros recursos disponíveis para a época. Como pincéis utilizavam os dedos e também tocos de madeiras, de acordo com material encontrado por arqueólogos.
O Brasil também está incluído nesse contexto, foram encontradas inúmeras pinturas rupestres (feitas em rochas), comprovando assim a existência do homem na América há milhares de anos. As principais pinturas estão no "Parque Nacional da Serra da Capivara ? São Raimundo Nonato no Piauí" e "Lagartos ? Campo Formoso na Bahia". Para HOWELL (1970):
"Na arte do período Paleolítico, o homem prima pela ausência. Raramente aparece nas pinturas das cavernas, e quando isso acontece é retratado como uma figura imperceptível ou disfarçado de animal, naturalmente porque as pinturas eram consideradas como elementos de magia, e expor-se nas paredes poderia ser perigoso para o homem que assim se representasse. No entanto, em relação às mulheres do Paleolítico há diversos exemplos flagrantes na escultura. As figuras femininas, sendo suficientemente pequenas para serem transportadas pelas tribos, parecem ter sido objetos de veneração, como sugerem suas curvas e contornos sensuais, talvez usados nos ritos de fertilidade."
A arte acompanha o homem desde o Paleolítico Superior, ocorrendo ao longo dos anos a introdução de novos elementos e novas tecnologias, alterando suas características. Nas primeiras civilizações da antiguidade, Mesopotâmia e Egito, a arte estava presente. Depois veio a arte greco-romana, a arte cristã e bizantina, passando pela Idade Média. A história da arte continua com o Renascimento, o Barroco e Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo... Chegando ao século XX, a arte faz-se presente com características cada vez mais específicas da sociedade pós-moderna.

Artigo publicado no Jornal O Imparcial
(caderno de Opinião, pág. 8) em 19/08/2003 ? São Luís, MA.


ישו, המאסטר של המאסטרים.