O tablet vai substituir os computadores nos próximos anos
Por Rodrigo M da Silva | 21/08/2013 | TecnologiaSegundo Gartner Group nos próximos anos a tendência é que as pessoas comecem a trocar seus computadores e notebooks pelo tablet. Isso vai acontecer principalmente devido a boa qualidade de tablets mais em conta para o bolso do brasileiro.
Apesar do desejo por tablets mais famosos como o iPad e o Samsung Galaxy Tab, no Brasil a preferência são pelos tablets baratos, aqueles que não ultrapassam R$ 500 reais. Segundo a pesquisa do Gartner, em 2013 a venda de computadores, smartphones e tablets vão chegar a 2,4 bilhões, o que corresponde a um aumento de 9% em relação à 2012.
Em 2013 a pesquisa ainda aponta um crescimento de 69,8% no aumento da venda de tablets, chegando à 197 milhões de unidades vendidas. Em 2012 foram vendidos 116 milhões de aparelhos em todo o mundo.
Tablets no Brasil
Já no Brasil, segundo informações do IDC Brasil, apenas entre os meses de janeiro e março foram vendidos 1,3 milhão de tablets contra 493 mil no mesmo período no ano passado. Isso corresponde a um aumento de 164%. A venda de tablets no primeiro trimestre de 2013 já foi maior que os 1,1 milhão de dispositivos vendidos durante todo o ano de 2011.
Entre os brasileiros as preferências são pelos tablets de baixo custo que apresentam bom desempenho para acessar a internet e se divertir com alguns jogos que não exijam tanto processador e memória.
Esta também é a primeira escolha de pessoas que ainda não sabem muito bem o que é um tablet e quer ter um para “entrar na moda”. Entre as marcas mais compradas estão os tablets da DL, empresa nacional que tem se focado principalmente na comercialização e tablets de baixo custo. Outras marcas que estão se popularizando no segmento são os da Positivo, Multilaser e CCE.