O sujeito ladrão: uma representação discursiva no conto ''Feliz ano novo'', de Rubem Fonseca

Por iara silva de souza | 25/01/2017 | Literatura

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar a noção de sujeito tendo como objeto sua caracterização enquanto ladrão tendo como corpuso conto Feliz ano novo, de Rubem Fonseca, nesse trabalho, vamos enveredar por categorias da análise do discurso como  ideologia, condições de produção, formação ideológica, e construção de sentidos, que são tidas como categorias auxiliares que contribuem para a análise do que será o eixo central da sua presente proposta, a categoria analítica Sujeito.O propósito dessa pesquisa é analisar a representação do sujeito no meio social, ancorado no conto “Feliz ano novo”, do autor Rubem Fonseca um dos maiores escritores da literatura contemporânea brasileira.A metodologia é de
cunho bibliográfico, na medida em que foi necessária a leitura de Orlandi (2000). Brandão (2004), Pêcheux (1975), Althusser(1975), entre outros autores que foram utilizados para fornecer as devidas bases teóricas. Os resultados obtidos nos mostram que o sujeito é sobrecarregado de ideologias (estas por  sua vez transformam um indivíduo em sujeito propriamente dito) e de formações discursivas (o que pode e deve ser dito pelo sujeito em determinado contexto sócio-cultural) e isso o constitui de fato.

PALAVRAS-CHAVE:

Sujeito. Ladrão. Ideologia.sentido.

INTRODUÇÃO

             A cada dia que passa, temos a impressão que a violência a crueldade a frieza humana está cada vez maior.Com isso, vivemos num mundo em que a paz é algo de extrema cobiça por muitas pessoas, a violência atual assusta, reprime e amedronta o indivíduo, tornando-se assim, ele, o refém de sua própria condição social. Com isso, tentamos articular elementos discursivos e textuais para comprovar tais atos violentos no mundo contemporâneo baseado no conto feliz ano novo.

         Dessa forma, o intuito desse trabalho é salientar a importante e notável relação que o estudo específico de certas práticas discursivas e a literatura têm.São vários caminhos da linguagem que estão intrinsecamente ligados, tornando assim a fácil compreensão do que lhe é posto. Nesse trabalho buscaremos tornar visível a relação textuais e discursivas do conto, em que basicamente veremos como os sujeitos ladrões se comportam nas suas práticas violentas e cruéis, revelando assim, a ideologia, formação discursiva e outros elementos que ele faz parte.

Artigo completo: