O SUCESSO, O FRACASSO E O RENASCER DE SANSÃO
Por ANDERSON BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | 19/02/2010 | ReligiãoJuízes13. 1-5, 24,25
A história do sétimo juiz de Israel é marcada por um período de sucesso, outro período de fracasso, mas para a glória de Deus o fim é marcado por um renascimento vitorioso. O nascimento de Sansão é fruto de uma promessa milagrosa de Deus, Ele o tinha escolhido antes de este ser concebido no ventre de sua mãe, porém sabendo dos projetos do Senhor, satanás articulara meios para estagnar a Carrera vitoriosa do jovem de Deus, porém no final Deus o fez ressurgir das cinza.
I. O SUCESSO DO JOVEM SANSÃO:
1. O Espírito Santo o impelia para o campo de Dã. (v.25)
No campo de Dã era onde estavam acampados os exércitos, e todas as vezes que Sansão ia para aquela região e via os exércitos se entristecia. Neste fato o Espírito Santo estava preparando o jovem Sansão para comandar Israel.
2. Matou um filhote de leão. (Jz. 14. 5,6)
A primeira experiência com Deus ninguém esquece! Foi esta a primeira experiência com Deus que Sansão teve, o Espírito Santo se apossou dele e ele rasgou o leão de alto a baixo.
3. Vence 1000 filisteus com uma queixada de jumento (Jz. 15. 14-16)
Deus mais uma vez fez demonstração que amava e o tinha escolhido a Sansão, quando todos achavam que em Leí acabaria a jornada de Sansão, Deus o tomou e este feriu e matou 1000 homens apenas com uma queixada de Jumento. Nos momentos que mais precisamos de Deus, Deus sempre nos socorrerá.
4. Deus sacia a cede de Sansão. (Jz. 15. 18-20)
Após a vitória de Sansão contra os filisteu, este estava tomado por uma grande sede, visto que antes desta vitória o jovem Sansão vinha de um período de grande tristeza. Pensando Sansão que sua jornada havia acabado, clamou a Deus e perguntou se Ele o deixaria morrer de sede, ouvindo o seu clamor Deus providenciou água e saciou a sede de Sansão.
II. FRACASSO DO JOVEM SANSÃO:
1. Apaixonou-se por uma mulher timnita (Jz. 14. 1-3)
A seqüência de fracassos na vida de Sansão começou no momento que seus olhos cobiçaram o que não era para cobiçar. Sansão se apaixonou por uma mulher filisteia. O mesmo acontece com jovem que começam a fracassar por razões de paixões erradas, e não ouve este conselho: não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos?
2. Alimentou-se do mel na boca do leão morto. (Jz. 14. 8,9)
Sansão começa o seu segundo erro ao sair do caminho como relata o texto sagrado, e ir à procura do leão que o matará, ele sabia que como nazireu não podia se tocar em coisas mortas, porém descumpriu o que Deus estabelecerá e comeu o mel.
3. Sansão se prostituiu. (Jz. 16. 1, 4)
O jovem Sansão tinha grandes habilidades, porém era dominado pela sexualidade, seus olhos não estavam voltados para as jovem de Israel, estava voltados para as filisteias, neste momento Sansão já tinha perdido todo o temor do Senhor, não se preocupara mais nem com sua chamada e nem com seu voto de nazireu.
4. Brincou com satanás. (Jz. 16. 7, 11, 13)
Sansão após a perda do temor do Senhor começou a brincar com satanás, a sua brincadeira com Dalila, nada mais era que esta andando a beira de um penhasco de olhos vendados. O fato de está brincando com seu segredo foram abusivos aos olhos de Deus, e Deus permitira a Sansão arcar com as conseqüências de suas brincadeiras.
5. Contou a Dalila o segredo que ele tinha com Deus. (Jz. 16. 17)
A conseqüência para este erro foi rápida, Sansão brincou com o satanás até onde pode, porém chegou um momento que não pode mais continuar brincando e contou a Dalila o segredo que mantinha com Deus, como resultado teve seus cabelos cortados – perdeu sua forças, teve os seus olhos vazados – perdeu a visão.
III. O RENASCIMENTO DO JOVEM SANSÃO:
1. Seus cabelos começou a crescer. (Jz. 16. 22)
O fato dos cabelos de Sansão começaram a crescer vai muito mais além de um simples fato biológico, neste ato Deus estava falando com Sansão, era como se estivesse dizendo: estou lhe dando uma nova oportunidade.
2. Sansão clama ao Senhor por força e Deus devolve a ele. (Jz. 16. 28-30)
Todos os filisteus achavam que a jornada vitoriosa de Sansão tinha acabado, mas Deus teve misericórdia dele, e fez renascer as suas forças, as forças que este o tinha perdido. E esta ultima vitória foi maior do que todas as outras somadas.
O escolhido de Deus sempre tem novas oportunidade de Deus, da mesma forma como foi com Sansão vai ser com você!