O sucesso de uma organização implica no fracasso de outras

Por Wellington Abreu de Oliveira | 05/06/2015 | Adm

     

Se uma sociedade decide investir dinheiro e esforços para produção de um determinado tipo de bem de consumo, implicará em redução de investimento e esforços para produção de outros gêneros. Esse funcionamento ocorre com as empresas, ou seja, o sucesso de uma determinada organização implicará no fracasso de outras.

Mesmo parecendo andar em direção contraria as ideias difundidas no âmbito administrativo, que preconiza a questão do “ganha-ganha”, a realidade desta tese parece ser cada vez mais palpável nos diversos níveis de mercados existentes. No caso de uma partida de futebol, por exemplo, duas equipes estão disputando um importante título, no entanto somente uma sairá vencedora. Assim ocorre no mundo corporativo também, quando dois colaboradores de uma mesma empresa estão concorrendo uma vaga na gerência da empresa.

Da mesma maneira empresas concorrentes diretas, ao se confrontarem buscando o poderio de um determinado nicho de mercado consumidor, movem esforços em direção a seus objetivos visando à hegemonia sabendo que terão que deixar a concorrência para trás para conseguir tal feito.

Porém, é muito importante enfatizar que, nesse tipo de disputa pode-se entender intrinsecamente que a competição em si é questão de sobrevivência, dessa forma não poderá ser vista como ato desleal ou antiprofissional. Embora de fato o sucesso de uns implique no fracasso de outros, as organizações ao entrarem nesse jogo o fazendo no intuito de ver o fracasso do concorrente e sim o seu sucesso. Dessa forma, o ganha-ganha, não deixa de existir.

Professor Wellington Oliveira