O software parou na hora do pique?

Por Junior Faj | 12/07/2010 | Adm

Varejistas. As médias e pequenas empresas já estão se adequando a globalização direcionando maiores investimentos para o setor de informática, uma ferramenta imprescindível nos dias atuais.

A implantação do uso da informática e automação no varejo começou há alguns anos quando precisávamos saber os valores das movimentações financeiras e de vendas. Hoje a informática e automação vão, além disso: seja um pedido de compra, seja um recebimento de mercadorias, seja um controle de estoque, seja um controle fiscal, entre tantos.

Quando o assunto é informática ou automação, precisamos de pessoas que entendam bem o tema. Situações de desconfortos frente ao cliente como: erro na impressão do cupom fiscal, lentidão do sistema, podem acontecer com freqüência.

O software parou na hora do pique? Este é o primeiro sinal para uma análise no que precisa ser mudado na informática da sua empresa, o software ou os computadores.

Como qualquer outra máquina o computador tem sua vida útil, as peças que os compõem também. Da mesma forma acontece com o sistema usado na sua empresa, que devido ao seu tempo de uso e das tantas informações armazenadas provoca mal funcionamento. Fazer um levantamento coerente com as necessidades atuais será o caminho para uma resposta ao problema.

O varejista está obrigado a acompanhar os diversos perfis dos clientes garantindo tranqüilidade e qualidade do serviço oferecido. As aplicações de dinheiro na informática que deveram ser feitas não podem ser resumidas a momentos, devem ser feitas com pensamentos em longo prazo.

Cito três dicas essenciais para melhorar o setor de informática de sua empresa:

1 ? Compre software ajustável ao seu negócio.

2 ? Compre computadores e periféricos compatíveis com as necessidades, e não pelo menor preço.

3 ? Capacite todos os colaboradores que iram operacionalizar no setor.

O varejista conhece suas falhas e sabe o valor de cada uma. Uma gestão de informática bem planejada garante a sobrevivência do negócio. Pensem nisso. (Junior Faj, Consultoria & Palestra, www.juniorfaj.com)