O SOFTWARE DE CONVERSAÇÃO MESSENGER ? MSN NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESENVOLVENDO HABILIDADES E APRENDENDO A LEITURA E A ESCRITA

Por Maura Zaurísia de Souza | 01/09/2011 | Educação

O SOFTWARE DE CONVERSAÇÃO MESSENGER ? MSN NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESENVOLVENDO HABILIDADES E APRENDENDO A LEITURA E A ESCRITA
Maura Zaurísia de Souza1
INTRODUÇÃO
O Estado Brasileiro por meio de ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino tem buscado viabilizar a efetivação de políticas de inclusão social. Essas ações têm provocado discussões e debates acerca da capacidade da escola pública favorecer a inclusão do conjunto de alunos com as diversas necessidades especiais (deficiências mentais, crianças com limitações sensoriais ou neurológicas, visuais, etc.).
O Governo brasileiro investiu em metas para acelerar a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais, aplicando uma diversidade de acesso às novas tecnologias para favorecer a processo de comunicação e interação social através de redes de informática.
As principais metas previstas para 2010 se constituem da criação de telecentros para facilitação de acessibilidade para expandir a inclusão digital. A criação de Centros de Acesso a Tecnologias para a Inclusão Social ? CATIS tem favorecido o suporte às escolas e demais instituições educativas que atendem crianças com necessidades especiais. O governo inseriu programas para facilitar o acesso das escolas à inclusão digital.
A motivação para a realização desse estudo está focada no reconhecimento de que é preciso conhecer, discutir e analisar o uso de tecnologias e como desenvolver técnicas de ensino para o educando atingir os resultados almejados, que é se comunicar e interagir, facilitando assim a inclusão social.
Neste contexto, a problemática de estudo investiga: Como o software de conversação Messenger - MSN2 pode contribuir para melhorar o desempenho da leitura e escrita de alunos surdos, em diferentes situações do seu cotidiano? Com a inserção de tecnologias haverá grandes benefícios para a qualidade do ensino através dos programas tecnológicos que
1FORMAÇÃO: Licenciado em Pedagogia - Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau.
TITULAÇÃO: Especialização em Aplicações Pedagógicas dos Computadores, Novas Tecnologias na Educação e Mídias na Educação.
INSTITUIÇÃO: Núcleo de Tecnologia Educacional ? NTE 12 Guanambi-BA
2 É um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu em 22 de Julho de 1999, compreendido como um serviço que permite falar com uma pessoa ou grupos através de conversas instantâneas pela Internet. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MSN_Messenger
2
dinamizem a comunicação e interação do educando com surdez que faz parte direta do processo de inclusão digital.
O objetivo deste estudo é identificar as habilidades na leitura e escrita que o educando com deficiência auditiva poderá adquirir com o software de Conversação Messenger ? MSN. Pretendeu-se, como objetivos específicos, analisar como o software de Conversação funciona em nível didático-pedagógico, considerar as técnicas que permitem a interação entre a tecnologia do Messenger em sua forma de linguagem e as mudanças que contribuem para a melhoria da comunicação com surdos no novo significado para práticas educativas não convencionais.
Enfocam-se no estudo as conclusões encontradas sobre o objeto de estudo, a partir da análise de uma pesquisa em ambiente escolar e sua relação com a literatura exposta no trabalho. Justifica-se a realização do estudo com base no pressuposto de que o Software de Conversação Messenger ? MSN vem contribuindo como um recurso interativo muito usado na comunicação entre crianças, jovens e adultos pelas seguintes vantagens: acesso fácil, permite falar com uma pessoa ou grupos em tempo real de forma síncrona, desenvoltura no processo de aprendizagem, para trabalho educacional com os alunos, economicidade em relação ao telefone, atrativo visual para os jovens.
RECURSOS TECNOLÓGICOS E INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES AUDITIVOS
Com a inserção de tecnologias de inclusão social, muitas transformações se sucederam favorecendo a democratização desses recursos na Educação Especial, como afirma Carvalho (1996, p.3)
O campo dos direitos sociais, como o é o da educação, está em contínuo movimento, levando a comunidade internacional a responsabilizar-se não só por sua garantia, como pelo contínuo reconhecimento de novos direitos, frutos da evolução histórica que acarreta outras necessidades para os cidadãos.
A democratização e a expansão dos direitos humanos superaram todas as formas de autoritarismo abrindo espaços para uma maior participação social e inclusão de pessoas. O avanço tecnológico chegou também como benefício à Educação Especial favorecendo o processo de inclusão. As crianças e adolescentes com deficiência auditiva têm a oportunidade
3
de vivenciar experiências educativas com o uso de software de Conversação Messenger - MSN que tem a função de interação social, para o ensino/aprendizagem.
Levando-se em consideração que o Messenger ? MSN é uma interface importante no processo de aprendizagem da escrita e leitura, na medida em que fortalece a interação social auxiliando o educador na medida em que se torna possível uma mediação com os alunos de surdez leve e moderada. Assim, o atendimento educacional aos deficientes auditivos está relacionado às condições individuais, como: o grau de perda auditiva; o grau de comprometimento lingüístico; à época e idade em que começou na Educação Especial. Isso porque, estes fatores determinam as diferenças no tipo de atendimento que será aplicada ao aluno.
As tecnologias assistivas favorecem aos educadores a preparação para desenvolver métodos e técnicas de ensino que permitam à criança as oportunidades de se comunicar nas suas várias formas: a leitura dos movimentos dos lábios a fono-articulação e o treinamento auditivo, além de técnicas com o uso de software que permitem ao educando através da leitura e escrita usufruir de experiências educativas tendo como elemento central, a interface Messenger ? MSN. Esse recurso interativo e de comunicação que cria e disponibiliza oportunidades do educador trabalhar a comunicação e a interação em sala de aula. Passerino, Szortyka e Santarosa (2010, p. 11) avaliam que:
Os ambientes digitais/virtuais construtivistas, como um recurso para ampliar a comunicação, a linguagem, a autonomia e as trocas entre sujeitos, na construção de conhecimento, visando o seu desenvolvimento nas dimensões cognitivas e sócio-afetivas. Pois, o uso da tecnologia não fica restrito ao conhecimento procedimental de manuseio, mas na sua utilização como meio para o desenvolvimento integral do sujeito. O papel do mediador é de articulador/facilitador visando o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos através de atividades socialmente relevantes.
As técnicas utilizadas implicam conseqüentemente, na estimulação auditiva e tem como objetivo a exploração ao máximo dos resíduos auditivos na medida em que favorece a inclusão digital da criança. O processo de democratização favoreceu a acessibilidade de equipamentos tecnológicos de comunicação e informática também aos deficientes que passaram a ser beneficiárias de acessibilidade às Tecnologias da Informação (e-Accessibility), e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences), importantes para a sua interação com o mundo e usufruto dos conhecimentos que a sociedade da informação disponibiliza.
Compreende-se que o uso de tecnologias dimensiona a necessidade de analisar as
4
diferentes habilidades, os alunos que detém a capacidade de desenvolver bimodalidade lingüística, especialmente a linguagem oral, terá mais facilidade de desenvolver situações interativas com o uso de tecnologias, sob o ponto de vista da heterogeneidade entre surdos oralizados e não oralizados no tocante à comunicação.
O MESSENGER ? MSN: COMO RECURSO DE COMUNICAÇÃO PARA SURDOS
O MSN é um recurso interativo, assim como os chats, mas como uma diferença crucial ? os recursos de áudio e vídeo podem ser utilizados também no modo síncrono. Uma observação muito importante para se levar em conta aqui é que devemos ter muito cuidado com o uso desse programa, tanto na vida pessoal como no trabalho, mantendo sempre em mente certos padrões éticos de conduta durante o processo comunicativo, em geral.
O Software de Conversação Messenger-MSN é um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu em 22 de Julho de 1999, compreendido como um serviço que permite falar com uma pessoa ou grupos através de conversas instantâneas pela Internet. De acordo com a Wikipédia3 o ramo de Mensagens Instantâneas foi revolucionado em 1997 pelo ICQ4, mas o MSN com o surgimento seguido está ganhando mais adeptos. Segundo a Wikipédia também o Hotmail foi comprado pela Microsoft em 1997, o MSN foi incorporado ao Hotmail, em torno de 1997/1998.
O programa permite que um usuário da Internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Ele foi fundido com o Windows Messenger e originou o Windows Live Messenger. O Messenger é um programa de mensagens instantâneas online, com uma série de vantagens: acesso fácil, permite falar com uma pessoa ou grupos em tempo real de forma síncrona, desenvoltura no processo de aprendizagem, para trabalho educacional com os alunos, economicidade em relação ao telefone, atrativo visual para os jovens. Além da economia com o telefone, o MSN pode deixar os vendedores em contato direto com os clientes, facilitando as vendas.
3 É uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080107090416AAzmZOj
4 Programa de comunicação instantânea pela Internet que pertence à companhia Digital Sky Technologies. A sigla "ICQ" é um acrônimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você", porém é popularmente conhecido no Brasil como "i-ce-quê" .Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ICQ
5
Além disso, o usuário pode compartilhar arquivos pessoais, fotos e vídeos de qualquer tamanho, enviar mensagens mesmo quando os contatos estão off-line. Em uma empresa, os funcionários interagindo através do MSN podem agilizar bastante a produção, mandar arquivos (geralmente fotos em alta) para diversas pessoas, enviá-lo pelo MSN é sempre muito mais prático e rápido que por e-mail. Fazer videoconferências que aliam à escrita, a voz e a imagem, através de um microfone e de webcams5.
O MSN é um programa que promove uma comunicação mais ágil, eliminando barreiras, diminuindo distâncias e aumentando a produtividade. Estudos de Guazzelli (2007) com alunos surdos na Educação Especial no Ensino Fundamental permitiram avaliar a relevância do Messenger ? MSN, através do uso de um software que serve de recurso de interação social. O Messenger ? MSN tem grande função comunicativa e interativa, por que é um rico software que estabelece um programa de mensagens instantâneas, Bate-papos (Chat) que favorece uma grande variedade de relacionamentos, tem ainda a possibilidade de favorecer experiências e novos conhecimentos de informática por parte do educando, incentivando o processo de linguagem relacionado à hipertextualidade.
O MSN propõe um conjunto de ações que permitem uma navegação diferenciada e uma comunicação inovadora na medida em que estimula a interação social de várias formas, favorecendo a ampliação das habilidades de comunicação em língua escrita do educando e fortalecendo seus conhecimentos e motivação para adquirir uma segunda língua nas trocas de informações.
METODOLOGIA DO ESTUDO
Com a intenção de realizar um estudo de campo, tendo como foco um trabalho de análise do uso do software de Conversação Messenger ? MSN com educandos com problemas de surdez, foi escolhido o Colégio Estadual Idalice Nunes em Guanambi-Ba, pois esta escola atende classes especiais. A pesquisa se delimitou a um estudo de campo para trabalho monográfico do Curso de Especialização Mídias na Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ? UESB, ocorreu no Colégio Idalice Nunes, situado em Guanambi ? BA. Realizou-se um trabalho com os alunos surdos e um questionário com 25 professores que voluntariamente prontificaram em participar respondendo as questões, sendo o seu universo geral de 54% dos educadores que fazem parte do quadro de profissionais da instituição educativa.
5 Câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens e as transfere para um computador. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Webcam
6
O objetivo da pesquisa foi analisar como o software de Conversação Messenger MSN pode contribuir para melhorar o desempenho da leitura e da escrita de alunos surdos, em diferentes situações do seu cotidiano. O desempenho das atividades ocorreu no seguinte estilo: A proponente Maura Zaurísia de Souza ? mediando a interação com os recursos tecnológicos, oferecendo suporte ao uso dos aplicativos, sugerindo e orientando as atividades e a docente bilíngue titular da turma, Maria Eunice de Carvalho Nogueira - Interagindo com as crianças através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) sugerindo e orientando as atividades.
O trabalho foi realizado com 10 alunos surdos do Colégio Estadual Idalice Nunes, no período de 15 de março de 2010 a 13 de agosto de 2010, com uma carga horária de 80 horas, na sala da professora Maria Eunice de Carvalho Nogueira. Uma turma mista de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, composta por 10 alunos surdos com uma faixa etária entre 11 a 22 anos. As aulas aconteceram no Laboratório de Informática do referido colégio, com 10 computadores conectados à Internet. O software de conversação Messenger-MSN entra neste cenário, como uma possibilidade de inclusão, uma vez que possibilita a melhoria da escrita e da leitura e sabemos que a tecnologia digital não é acessório exclusivo daqueles que se enquadram nos padrões de normalidade definidos por nossa sociedade. Considerando que os recursos tecnológicos contribuem para o processo de aprendizagem, a opção metodológica busca trilhar um caminho para o alcance dos objetivos propostos.
Observamos o nível de freqüência de utilização do recurso na escola pelos educandos, avaliando a importância de ambientes digitais/virtuais para a comunicação de educandos com surdez, ressaltamos como é desenvolvido o trabalho de conversação com a tecnologia e os métodos de ensino utilizando o software para obter bons resultados, avaliamos os resultados em relação a um processo de comunicação significativa, identificando as estratégias de utilização da língua de sinais LIBRAS com o uso de tecnologia, analisamos se todos os alunos com níveis diferenciados de surdez podem se beneficiar da tecnologia, além de analisar se o ambiente escolar está preparado para a inclusão digital do portador de deficiência auditiva.
O método indutivo permitiu uma análise do particular para o geral, a fim de estabelecer as relações entre um estudo para compreender o universo geral. "O método indutivo parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares para buscar a uma explicação geral". (MARTINS, 2000, p.27)
7
Os dados tiveram caráter interpretativo e os resultados contextualizados com as
fontes bibliográficas na discussão dos gráficos. Perguntamos aos professores do Colégio
Estadual Idalice Nunes, que prontificaram a responder o questionário:
Você utiliza o Messenger - MSN com seus alunos surdos?
Figura 1: Freqüência do uso do Messenger-MSN
Os professores que utilizam o Messenger como interface asseguram aos seus
educandos a oportunidade de conhecer um meio de comunicação inovador que tende a
motivar à medida que os alunos adotam os sistemas de tecnologia de informação como
recursos de linguagem. Uma maior parte dos professores afirmou que não utilizam este
recurso ou não o utilizam com freqüência. Fizemos outra pergunta aos docentes da referida
escola como segue o nº 2.
Qual a importância do software Messenger-MSN para a comunicação de educandos com
surdez?
Figura 2: A importância de ambientes digitais/virtuais para a comunicação de educandos com surdez
Nessa lógica, os professores que consideraram importante o Software Messenger-
MSN reconheceram que é possível desenvolver um processo de motivação e interação,
40,00%
60,00%
Sim Não
20,00%
36,00%
20,00%
24,00%
Muito importante Importante Razoável Não importante
8
considerando-se que as crianças gostam de estar em contato com a tecnologia, à medida que se sentem interagindo com os colegas. Por sua vez, Guazelli (2007, p. 2) analisa que:
O computador utilizado na educação pode auxiliar no desenvolvimento de diversas competências pelo aluno surdo, como por exemplo, a aprendizagem da escrita de sinais. A sua importância dá-se pelo fato de que os surdos que se comunicam por sinais precisam representar pela escrita a fala própria deles que é viso-espacial.
Sendo assim, "compreende-se que existem muitos benefícios para os alunos com surdez, de tal modo em que aprendem melhor uma escrita que é representação de sua língua natural amadurecem e melhoram todo o seu desenvolvimento cognitivo". (GUAZELLI, 2007)
Apresentamos outra pergunta para os docentes, conforme segue abaixo.
É necessário algum tipo de preparação especial em tecnologia e métodos de ensino para utilizar o software de conversação Messenger ? MSN, para obter bons resultados?
Figura 3: Quanto à necessidade de preparação especial em tecnologia e métodos de ensino para utilizar o software Messenger - MSN para obter bons resultados
"O mais importante não é conhecer profundamente os recursos didáticos disponíveis a partir de suas especificidades técnicas, mas é fundamental o docente conhecê-las no âmbito pedagógico e fazer delas instrumentos de criação, expressão e comunicação". (KELLNER,1998, p. 99).
A maior parte dos docentes considerou necessário um nível de conhecimentos das novas tecnologias para dominar os métodos de ensino, de tal modo em que muitos docentes deixam de utilizar os recursos devido a insegurança de não saberem utilizar de forma mais abrangente. Mais uma pergunta foi mencionada para os docentes, conforme segue abaixo.
32,00%12,00%32,00%24,00%Sim, qualificação específica na áreaSim, qualificação em outras áreasNão, o professor adquire experiência na salaNão o professor não precisa
9
O uso do Messenger - MSN poderá produzir um processo de comunicação significativo
com seus alunos?
Figura 4: Quanto ao uso de o Messenger produzir um processo de comunicação significativo com os alunos
A maioria dos docentes avaliou que o software Messenger ? MSN favorece os
processos de interação e comunicação entre alunos com deficiência auditiva. Para Kellner
(1998, p. 21),
O sistema educativo não pode limitar-se apenas aos recursos didáticos
visuais, mas é fundamental o uso de uma linguagem crítica e analítica por
parte do docente para que a mensagem visual e lingüística se transforme em
riqueza discursiva e de experiências para ambos tanto ao educando como ao
educador.
Assim sendo, as competências necessárias ao educador que tem a função de exercer
atividades interativas com tecnologias de informação e comunicação com alunos com
necessidades educativas especiais deverão reconhecer as diferentes formas de ensinar criando
as condições favoráveis à aquisição da linguagem interativa proporcionada pelas Tecnologias
da Informação. Outra pergunta foi mencionada aos docentes, conforme segue abaixo.
Quais os espaços de utilização da língua portuguesa e a língua de sinais LIBRAS?
Figura 5: Quanto aos espaços de utilização da língua de sinais LIBRAS
64,00%
36,00%
Sim Não
60,00%
40,00%
Escrita textual
Computador, por meio de processador de texto
10
O educador tem um leque de opções com o uso do processador de texto que é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possível criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas que favorecem várias formas de atuação dos docentes com os alunos.
Mencionamos mais uma pergunta aos professores do Colégio Estadual Idalice Nunes, que prontificaram a responder o questionário:
Quais as estratégias de utilização de LIBRAS e do Messenger - MSN?
Figura 6: Quanto ao uso de estratégias com a utilização de LIBRAS e do MSN
Sendo assim, o conhecimento dos sinais por meio de imagens foi mais favorável ao aprendizado. Segundo Blasco e Silveira (2009, p. 357)
As ferramentas computacionais são em sua grande maioria ? incluindo-se os sistemas de ajuda - desenvolvidas para pessoas ouvintes, que têm uma língua oral-escrita como língua materna. Mas para que um sistema de ajuda possa ser utilizado satisfatoriamente por um surdo, deve-se pensar em meios para facilitar o seu acesso aos tópicos, bem como providenciar uma interação que seja agradável e de fácil execução para esses usuários. Assim, é necessário que se projete a interface com uma proposta que seja familiar ao usuário.
Contudo, avalia-se que pode realizar com os educandos surdos os recursos para comunicação através do MSN Messenger, manter a comunicação por outros meios como o Orkut6 e as mensagens SMS (via celular) que estimulam a motivação para a interação social. Segundo Spader (2009, p. 9):
6 O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut
48,00%52,00%O conhecimento dos sinais por meio de textoPor meio de imagem
11
No uso das tecnologias na educação considera-se que estas são instrumentos que possibilitam a aprendizagem significativa. Assim, as tecnologias devem fazer parte das competências do professor e este deve apropriar-se deste conhecimento. As tecnologias devem estar a serviço da educação e o responsável pela utilização destes recursos tecnológicos é o ser humano.
Neste sentido, pode-se afirmar que a inclusão digital é um direito do aprendente mesmo que tenha deficiências, à proporção que o principal objetivo se constitui nos processos de inclusão social, interação e meio de comunicação.
Dentro dessa situação, os agentes de mediação devem apresentar diversas alternativas válidas para a construção de uma interface comunicativa, mediando o processo de transmissão dos tópicos do sistema de ajuda. Apresentamos outra pergunta para os docentes do Colégio Idalice Nunes, conforme segue a questão abaixo.
Os alunos com níveis mais severos de deficiência auditiva podem se beneficiar dessa técnica de conversação Messenger - MSN?
Figura 7: Quanto aos níveis mais severos de deficiência auditiva podem se beneficiar desse tipo de técnica comunicativa do Messenger
No entanto, analisa-se que a criança com deficiência auditiva mesmo com dificuldades, devido aos sons distorcidos, poderão usufruir do processo de associação e participação, além de motivação para aprender a língua materna. Por sua vez, Spader et al (2009, p. 12) analisa que:
A promoção da inclusão digital foi reforçada por meio do exercício de abertura de contas pessoais de e-mail para cada um dos alunos oportunizando o emprego do software de conversação MSN Messenger. A socialização através da internet com o emprego do MSN Messenger e deu inicialmente com os funcionários da unidade escolar e entre os próprios alunos e posteriormente com alunos ouvintes.
Entende-se que a oportunidade de inclusão social é um grande avanço das políticas públicas que estão baseadas no uso de software de alta tecnologia para a produção de inclusão digital de alunos com deficiências auditivas.
72,00%28,00%SimNão
12
E por fim mencionamos a última pergunta aos professores do Colégio Estadual Idalice Nunes, que prontificaram a responder o questionário:
O ambiente escolar está preparado para a inclusão digital do portador de deficiência auditiva?
Figura 8: Quanto ao ambiente escolar, não está preparado para a inclusão digital do portador de deficiência auditiva.
As escolas públicas devem incentivar o aspecto audiovisual como função expressiva para os alunos, como complemento necessário ao processo ensino-aprendizagem e como exercício intelectual e de cidadania necessário em sociedades que fazem amplo uso dos meios de comunicação na sala de aula, a partir de uma mediação pedagógica crítica e criativa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A acessibilidade na comunicação é um fator muito importante para o pleno exercício de cidadania do surdo assim como também contribui para uma melhor integração e inclusão do mesmo, nos distintos espaços sociais. Atender as necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer um maior nível de consciência por parte da comunidade acadêmica e sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva.
O trabalho de pesquisa de campo permitiu superar as expectativas e o preconceito sobre o uso de tecnologias de informática com alunos surdos. Os resultados demonstram que houve uma melhoria das habilidades comunicacionais e da língua escrita.
O questionário realizado com os professores do Colégio Estadual Idalice Nunes em Guanambi permitiu evidenciar que existe uma grande motivação e crença por parte desses profissionais que é a utilização de tecnologias como o uso do Software de conversação Messenger - MSN nos processos de comunicação e interação social. É uma interface
76,00%
24,00%
Não
Sim
13
importante que poderá oferecer ao docente um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos surdos, de introduzir um tema político, de cunho social e cultural.
Os docentes reconhecem que a escola deve incentivar o aspecto visual como função expressiva para os alunos nas comunicações e interações, complemento necessário ao processo ensino-aprendizagem e como exercício intelectual e de cidadania frente à inclusão digital. Pois a comunicação digital favorece a conjugação de imagem que estimula a percepção do aluno. Na atualidade uma boa imagem é fundamental para a assimilação da aprendizagem. Com a associação de imagens se estabelecem novas possibilidades de expressão que os docentes podem utilizar na sala de aula como recurso enriquecedor e conhecimentos lingüísticos e culturais.
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar a tecnologia de informática e os muitos procedimentos metodológicos que poderão ser possíveis a partir da criatividade do docente e das possibilidades do programa educativo. Mas também é importante que o educador estimule o educando surdo para que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal e grupal e as de comunicação audiovisual. Os pais poderão ter em casa este recurso para motivar o educando a ter uma vida associativa mais dinâmica. À medida que o processo comunicativo por parte do aluno uma grande interação e motivação que os estimula a usar o Messenger-MSN através das trocas de mensagens com os colegas através do computador.
Constatamos na pesquisa, que o uso do Messenger-MSN foi considerado motivador pelos docentes, excelente componente de comunicação e interação permitindo aos educandos incorporar os meios de comunicação como instrumento didático-pedagógico em suas vidas na escola e no lar e como método de educação ativa por meio deles, a partir da criação de um espaço de expressão das opiniões, das ideias. Entretanto, 60% não utilizam o MSN. A alfabetização se constitui num processo de introdução à linguagem escrita, como um importante aspecto da educação. É interessante que se construam metodologias visando inserir professores e estudantes no universo da linguagem visual no desvelamento ideológico, na formação discursiva para poderem usufruir plenamente da tecnologia.
Uma vez que os alunos surdos têm como primeira língua a LIBRAS, a produção textual na língua portuguesa foi um dos maiores desafios deste trabalho. A utilização do computador como mediador desse processo foi fundamental além de proporcionar aos alunos instrumentos para a inclusão digital. O contato dos alunos surdos com a rede mundial de computadores, por meio da criação das contas de e-mail pessoais, foi um marco no
14
desenvolvimento do trabalho. Conseguimos proporcionar aos alunos surdos a chance de comunicar-se com outros indivíduos surdos ou ouvintes por meio do Software Messenger-MSN, sem o estereotipo da deficiência auditiva.
Ao iniciar o bate-papo, observamos neste momento a preocupação dos educandos surdos em escrever corretamente as mensagens, na dúvida eles perguntavam como escreviam determinadas palavras, para depois enviar. Avaliamos que software de Conversação Messenger-MSN contribuiu para melhorar o desempenho da leitura e escrita de alunos surdos, em diferentes situações do seu cotidiano. Houve uma desenvoltura importante por parte dos alunos surdos principalmente os mais tímidos em relação à escrita, preocupavam em digitar o texto corretamente no MSN, antes de enviar a mensagem.
Concluímos, portanto, que a utilização do MSN motivou os alunos a se dedicarem mais na escrita e na leitura para a realização das atividades propostas.
REFERÊNCIAS
BLASCO, Ezequiel C; SILVEIRA, Milene S. Um método para desenvolvimento de agentes de ajuda para usuários surdos. <Disponível em:
http://www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=1316.> Acesso em: 2 nov, 2010.
CARVALHO, Edler Rosita. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 1996
GUAZZELLI, Vivian Boldt. Possibilidades de interação de alunos surdos com ferramentas de comunicação computadorizadas. 2007. <Disponível em: http://www.unisc.br/universidade/eventos/erlicomp/artigos/interacao_alunos_surdos_erlicomp2007.pdf.> Acesso em: 2 nov, 2010.
KELLNER, Douglas. Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o Materialismo Histórico Dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. 29 Reunião Anual da ANPEd, Educação, cultura e conhecimento na contempaneidade: desafios e compromissos, Caxambu, 2006.
PASSERINO, Liliana Maria; SANTAROSA, Lucila M. EDUKITO: propiciando a inclusão digital de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. <Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12994/000572734.pdf?sequence=1> Acesso em: 2 nov, 2010.
SPADER, Fernanda et al. Promoção de inclusão digital de alguns alunos surdos da 4. série do Ensino Fundamental por meio da utilização de mídias. 2009. <Disponível em: http://nead.cti.furg.br/midias/pdfs/inclusao.pdf.> Avesso em: 3 nov, 2010.