O SOCIALISMO VERSUS A BÍBLIA (parte 9 - final)

Por Uilson Conceição Barbosa | 19/06/2023 | Religião

O SOCIALISMO VERSUS À BÍBLIA (parte 9 - conclusão)                                                     

(O Decálogo de Lênin)

 

Para fechar esta nossa série de estudos, nós iremos mostrar agora as razões porque a Bíblia condena o Regime Socialista, e a primeira razão porque a Bíblia rechaça por completo o Socialismo é pelo fato desta Ideologia exigir que os bens de alguém sejam repartidos através do uso da força; quando Jesus pregava a prática do amor e não da intervenção violenta. E mais, quando Jesus repartia algo com os seus discípulos e com as multidões tudo era fruto do seu milagre sobrenatural, como aconteceu com a multiplicação dos pães e dos peixes. Ademais, Jesus nunca recomendou que as pessoas dessem tudo que tinham ao Estado Romano: “RESPONDERAM: DE CÉSAR. ENTÃO, LHES DISSE: DAI, POIS, A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS” (Mateus 22:21). 

 

A segunda razão: O Socialismo é refutado pela Bíblia porque ele é uma demonstração de uma apropriação indébita. Ou seja, a Bíblia ensina que a cobiça é um dos pecados mais abomináveis e condenáveis que existem: “AI DAQUELES QUE, NO SEU LEITO, IMAGINAM A INIQÜIDADE E MAQUINAM O MAL! À LUZ DA ALVA, O PRATICAM, PORQUE O PODER ESTÁ EM SUAS MÃOS. SE COBIÇAM CAMPOS, OS ARREBATAM; SE CASAS, AS TOMAM; ASSIM, FAZEM VIOLÊNCIA A UM HOMEM E À SUA CASA, A UMA PESSOA E À SUA HERANÇA” (Miquéias 2:2). Particularmente, até me parece que estes versículos foram escritos única e exclusivamente para o pessoal do MST que adora invadir propriedades alheias. Vejamos agora o mandamento maior quanto a isto: “NÃO COBIÇARÁS A CASA DO TEU PRÓXIMO. NÃO COBIÇARÁS A MULHER DO TEU PRÓXIMO, NEM O SEU SERVO, NEM A SUA SERVA, NEM O SEU BOI, NEM O SEU JUMENTO, NEM COISA ALGUMA QUE PERTENÇA AO TEU PRÓXIMO” (Êxodo 20:17). Pelo visto, o termo indicativo “teu próximo” não existe na política dos socialistas/comunistas.

 

A terceira razão porque o socialismo não é aceito pela Bíblia, é porque o cristianismo é uma doutrina calcada puramente no amor, na cooperação voluntária, na iniciativa privada e no trabalho assalariado: “PERMANECEI NA MESMA CASA, COMENDO E BEBENDO DO QUE ELES TIVEREM; PORQUE DIGNO É O TRABALHADOR DO SEU SALÁRIO. NÃO ANDEIS A MUDAR DE CASA EM CASA” (Lucas 10:7). Veja mais um texto significativo: “QUEM JAMAIS VAI À GUERRA À SUA PRÓPRIA CUSTA? QUEM PLANTA A VINHA E NÃO COME DO SEU FRUTO? OU QUEM APASCENTA UM REBANHO E NÃO SE ALIMENTA DO LEITE DO REBANHO? PORVENTURA, FALO ISTO COMO HOMEM OU NÃO O DIZ TAMBÉM A LEI? PORQUE NA LEI DE MOISÉS ESTÁ ESCRITO: NÃO ATARÁS A BOCA AO BOI, QUANDO PISA O TRIGO. ACASO, É COM BOIS QUE DEUS SE PREOCUPA?” (1 Coríntios 9:7-9).

PALAVRA FINAL

Quando Jesus respondeu para um daqueles dois irmãos que reivindicavam a divisão da herança, dizendo “QUEM ME CONSTITUIU JUIZ OU PARTIDOR ENTRE VÓS” (Lucas 12:14), ele estava simplesmente se eximindo de qualquer responsabilidade e envolvimento com o Socialismo. Além do mais, Ele também não foi enviado para defender Reforma Agrária, isto fica por conta dos governantes. Voltando a afirmação do Papa Francisco, a quem nós respeitamos pelo importante cargo que exerce, eu quero deixar claro que esta postura por ele adotada sobre o Socialismo é estritamente pessoal e não condiz com a encíclica Papal. Porque o Papa Pio XI, por exemplo, ensinou que ninguém pode ser católico e socialista ao mesmo tempo, e que catolicismo e socialismo são termos contraditórios. E ele completou dizendo que o ponto de fundamental oposição entre socialismo e cristianismo é o problema da igualdade – exatamente o que nós nos propusemos a ensinar neste nosso estudo. Logo, a verdadeira doutrina católica se opõe, assim como a evangélica, à Ideologia do Socialismo. Lamentavelmente, o líder primaz da Igreja Católica vem causando um mal estar dentro da própria entidade devido as suas equivocadas e infelizes declarações, o que não vem agradado à cúpula do Vaticano. Outras afirmações também polêmicas ditas por esse mesmo Papa, é a respeito da sua crença no Evolucionismo de Charles Darwin no lugar do Criacionismo do Gênesis, além da  sua descrença na existência no Éden e no Inferno; o que vem causando uma insatisfação e divisão na cúpula da Igreja Romana.

Obrigado por estar conosco durante essas nove aulas esclarecedoras quanto ao assunto que esteve em questão. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)