O sentido da Imigração

Por Mariana Sampaio Bassi Janegitz | 10/09/2015 | Direito

Na última semana tem circulado pelos jornais e redes sociais de todo o mundo a imagem de uma criança síria morta em uma praia, quando tentava chegar à Grécia para se refugiar. Essa imagem trouxe uma comoção mundial, a respeito da falta de ajuda aos refugiados por parte dos países desenvolvidos.

Assim como essa criança, muitas pessoas morrem tentando refúgio em diversos países do mundo, tentando melhores condições de vida, fugindo das guerras existentes em seus países.  

Posteriormente, a Alemanha, e alguns países da Europa, abriram suas fronteiras para a recepção de refugiados, de forma a tentar fornecer, para estes, meios de obter uma vida digna. Estes imigrantes foram recebidos com uma série de mensagens positivas, de boas vindas, além de receber alguns itens para satisfação das necessidades básicas.  

Nota-se a comoção causada com essa foto, contudo, é ínfima a quantidade de pessoas que conseguem compreender que aqui no Brasil também existem refugiados, que são excluídos da sociedade devido à sua condição de imigrante.

O Brasil vem facilitando a concessão de vistos para os imigrantes, através do Ministério da Justiça. A constituição brasileira é considerada uma das mais humanizadas, já que há grande preservação dos Direitos Humanos, justificando, assim a abertura para o acolhimento de imigrantes.

Sendo assim, a partir da imagem da criança que foi disseminada nas redes sociais, nota-se a necessidade da intervenção de outros Estados para acolher esses refugiados, de modo a tentar fornecer a eles melhores condições, a fim de que os mesmos possuam uma vida digna.

 Para que isso ocorra é necessário que haja, no mínimo, respeito à dignidade dessas pessoas, que já sofreram o suficiente em seus países, tentando assim fornecer a elas uma boa expectativa de vida nesse novo país.