O seminarista
Por Daniel Leite da Silva Justino | 24/01/2011 | LiteraturaResumo da obra
GUIMARÂES Bernardo. O SEMINARISTA. são Paulo. Ed.: Martin Claret. 2008. p. 21-172.
Por Daniel
O seminarista
Autor: Bernardo Guimarães
O romance retrata a historia de Eugenio, uma criança que estava predestinada por seus pais a ser Padre. Através da vida do personagem, o autor faz criticas ao celibato clerical e a imposição vocacional. A obra dividiremos em três partes: primeiro, os momentos antecedentes a ida ao seminário; segundo, a vida no seminário; terceiro, a vida após a ordenação.
Os momentos antecessores a ida ao seminário, é marcado pela afabilidade entre Eugenio e margarida, afilhada dos seus pais. Seus pais tinham interesse em colocá-lo no seminário, pois viam nele inclinação para a vida clerical, já que ele demonstrava zelo pelas praticas devocionais. Por isso, é enviado ao seminário a fim de estudar as leis humanas e divinas.
A vida no seminário foi marcada por crises profundas, pois percebeu que amava margarida e que ser padre não era sua vocação, porem resolveu se refugiar nas orações, nos estudos e nas atividades da casa. Por assumir com o corpo todas as praticas estabelecidas pelo seminário, era bem visto pelos formadores, embora o seu espírito não estivesse em paz. Um episódio marcará sua vida no seminário, a descoberta de um poema feita por ele para margarida.
Ele passou a ser visto pelo reitor com indiferença. Impuseram-lhe inúmeras penitencias a fim de que tirasse de si aquele forte desejo que o consumia. Passados quatro anos, seus pais enviaram uma carta recomendando ao reitor que liberassem o jovem para passar as férias em casa.
Sua permanência em casa complicou ainda mais a situação, pois descobrira que margarida também o amava porem, percebeu que esse amor não era fraterno, que une os irmãos e os amigos, mas, carnal que une homem e mulher. Ao perceber sua aproximação com margarida, seus pais o proíbem de freqüentar a casa dela, já que ela era moça e ele um jovem seminarista, por isso apressam seu retorno para o seminário.
De volta ao seminário suas crises continuam porem, passado um tempo ele permanece mais calmo, demonstrando sinais exteriores de que almejava ser padre, embora seu coração estivesse voltado para a sua amada, a fim de darem a cartada final dizem a ele que margarida havia se casado, isso provoca nele fúrias excessivas contra margarida.
Ao ser ordenado padre, volta para sua terra e lá é chamado para confessar uma jovem que estava enferma, para surpresa dele a jovem era margarida e pior ainda descobrira que ela nunca fora casada, tudo não passava de uma mentira criada pelos seus pais, com o objetivo de os separá. Não a confessa, porem arrepende-se e retorna a sua casa no dia seguinte.
Chegado o dia de domingo dirigi-se a igreja e lá teve uma grande surpresa, ele foi convidado a fazer a encomendação do corpo de uma jovem que estava no interior da igreja, ao ver o corpo se estremeceu, pois era o corpo de margarida. Insatisfeito refugiou-se na sacristia e lá se paramenta para celebrar a missa. Na assembléia estavam seus amigos e familiares, ao se aproximar do altar, retira suas vestes e sai da igreja.