O SEGREDO DA PROSPERIDADE DE EZEQUIAS
Por Paulo de Aragão Lins | 27/07/2009 | BíbliaO SEGREDO DA PROSPERIDADE
DE EZEQUIAS
"E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu. Ele feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada". 2 Reis 18.1-8.
Os filhos de Israel receberam uma grande bênção quando estavam no deserto. Quando Deus mandou as serpentes ardentes como castigo, Moisés orou a Deus e ele mandou fazer uma serpente de bronze para livrar todo aquele que, sendo picado, olhasse para a serpente.
Aquela providência de Deus foi muito boa para aquela hora, mas Deus tem o seu tempo, o seu modo e o seu lugar de agir.
Um dos grandes problemas do povo de Deus até hoje é a presunção de interpretar os desígnios de Deus. Aquela serpente de bronze deveria ter sido sepultada no deserto ou derretida para fazer algum artefato útil, mas não. Alguém com a sua sabedoria humana, sua opinião pessoal, seu "eu penso", "eu acho" interferiu nos propósitos divinos e disse para o povo:
- Esta serpente fez um grande bem para o nosso povo. Vamos conservá-la conosco e vamos queimar incenso para ela. Em outras palavras, vamos transformá-la em um ídolo, em um deus estranho.
Ezequias prosperou porque se conduziu com prudência, se chegou ao Senhor e não se apartou dele. Investiu contra a idolatria reinante naquele tempo. Mostrou ao povo que Jeová era o único digno de adoração. Aquelas coisas luxuosas que faziam, aqueles altos, aqueles altares belíssimos, aquelas roupagens resplandecentes, tudo era a ilusão do povo de substituir a simplicidade espiritual por coisas exteriores. O mesmo que acontece em nossos dias, quando se edificam templos magnificentes, enquanto missionários da mesma igreja que gasta essas fortunas, passam fome em algum sertão distante.
Juventude e inexperiência não são desculpas para não fazer as coisas certas. Ezequias tinha apenas 25 anos quando começou a reinar e foi logo fazendo o que era certo. Mostrou maturidade, espiritualidade, coragem e zelo pelo Senhor.
Seus vinte e nove anos de reinado foram todos pejados de prosperidade, de grandes vitórias. Ele tinha a Palavra escrita para lhe mostrar o caminho.
Certa vez um crente antigo veio me dizer:
- Olhe, pastor, eu estou meio paradão, porque Deus não tem falado comigo.
Eu fui logo lhe perguntando:
- Tem certeza, irmão?
- Tenho.
- O senhor tem lido sua Bíblia?
- Para falar a verdade, dificilmente.
- Então aí está o problema, irmão. Tudo o que Deus tem para nos falar está em sua santa palavra, a Bíblia. A Bíblia tem orientação, direção e resposta para tudo. Pois vou lhe dizer, irmão, Deus fala comigo todos os dias, porque leio sua Palavra todos os dias. Se o senhor não ler sua Bíblia, não vai ouvir Deus falando.
Ezequias e outros personagens bíblicos sempre tiveram a direção de Deus porque não se apartavam da Palavra Escrita.
Veja o que aconteceu com Daniel:
"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos". Dn 9.2.
Como foi que Daniel entendeu? Pelos livros. Como poderemos entender? Pelos livros. Eis o segredo da prosperidade dos abençoados homens e mulheres de Deus – ouvir do Senhor através da sua palavra escrita. Há muitos hoje que só entendem que Deus está falando, se usar algum vaso. Deus usa vasos benditos, mas sua palavra é a autoridade maior.
Qual foi o segredo maior da prosperidade de Ezequias?
"E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai".
Este é um grande segredo de prosperidade – imitar os bons e as coisas boas.
Heb 13.7 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
1Co 4:16 -Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
1Co 11:1 -SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.
Efe 5:1 -SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Flp 3:17 -Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
1Te 1:6 -E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
1Te 2:14 -Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
Heb 6:12 -Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Vamos herdar as promessas?