O SÁBADO FOI DADO PARA OS JUDEUS SOMENTE?
Por Rubens Britto | 20/01/2015 | BíbliaO SÁBADO FOI DADO PARA OS JUDEUS SOMENTE?
Quando vejo pastores e líderes evangélicos pregando que o Sábado foi dado para os judeus somente e que por essa razão não há necessidade do descanso sabático, fico extremamente chocado com o malabarismo que esses "entendidos" da Bíblia Sagrada fazem. Mas isto é profético e demonstra o cumprimento de Atos 20:30 - "dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade”. Cumpre-se, de igual modo a profecia de Mateus 24:11 - "Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos".
Neste sentido, o apóstolo Paulo faz a seguinte exortação: "Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes" (Romanos 16:17-18).
Ora, dizer que o sábado foi dado apenas para os judeus é absoluta falta de conhecimento das Escrituras. Por favor, essa enganação não suporta uma breve leitura dos capítulos iniciais do livro de Gênesis, pois o Sábado foi criado e fundado desde a criação do mundo.
No Éden, centenas de anos antes do surgimento dos judeus, Deus santificou o sétimo dia e Ele mesmo, para que não pairasse quaisquer resquícios de dúvidas, descansou no Sábado. "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, DESCANSOU NESSE DIA de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou porque nele DESCANSOU de toda a obra que, como criador, fizera" (Gênesis 2:1-3).
Não se deve, sob qualquer pretexto, abdicar a veracidade cristalina contida nesse texto bíblico. Não pode, portanto, existir clareza maior de que realmente, o Sábado foi inaugurado no Éden para toda a raça humana e não exclusivamente para os judeus. Por que, então, o próprio Criador DESCANSOU no Sábado? A resposta é clara: Para dar exemplo e demonstração pessoal de que o sétimo dia, como pilar da criação, deveria ser reservado exclusivamente para descanso e santificação de todos os habitantes da terra.
Outro detalhe que rechaça essa tese de que o Sábado foi dado para os judeus somente, diz respeito ao quarto mandamento da Lei de Deus que prescreve: “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar” (Êxodo 20:8). Quando Deus está solicitando a lembrança acerca do sétimo dia (“lembra-te”), está dizendo, em simples palavras, que o Sábado já existia, não era algo novo, pois fora inaugurado desde a fundação do mundo, no Éden (Gênesis 2:1-3) quando se quer existia os judeus.
Para esses pastores, missionários, bispos e líderes religiosos que não pregam as verdades contidas na Bíblia Sagrada e encaminham seus rebanhos para ensinamentos heréticos, desprovidos do respaldo bíblico e da luz contida na Palavra de Deus, deixo aqui o recado divino:
"... os indoutos e inconstantes torcem as Escrituras, para sua própria perdição." II Pedro 3.16.
Para aqueles que desejam ardentemente obter o conhecimento das infalíveis verdades contidas na Palavra de Deus, peço que guardem no coração as sábias e inspiradas palavras do apóstolo Pedro:
“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade” (II Pedro 3: 17-18).
MARANATA – O Senhor Vem!
Por Rubens Britto (teólogo, escritor e palestrante).
Agende uma palestra para sua igreja:
Telefone: 67-9113-1085
E-mail: pastorbritto@hotmail.com