O romance e o horror mascarados pelo mistério
Por Felippe P. da Silva | 29/11/2011 | ResumosO Fantasma da opéra, do original em francês, Le Fantôme de l'Opéra, é uma obra literária de mistério e romance do escritor Gaston Leroux. Esta obra é uma das mais famosas no mundo literário, sendo encenada em muitas peças teatrais, e no cinema. Leroux publicou sua obra em 1910.
A Trama é envolvente, ela mescla terror, mistério, ação, romance, drama, horror e ficção, sendo considerada por muitos uma história gótica. A história gira em torno de Christine Daaé, uma bailarina inexperiente que acredita estar sendo conduzida por alguma força, uma espécie de “Anjo da Música”. A novela se passa em plena Paris, no século XIX, especificamente numa luxuosa ópera, que segundo o livro, foi finalizada em 1874. O estabelecimento é perfeito, exceto pelo fato de ser assombrado por um fantasma chamado Érik, que vive no subterrâneo da ópera. Erik exige um alto valor mensal aos donos da ópera para não prejudicar o recinto, como uma espécie de suborno, chantagem. Christine encontra seu patrocinador e amor de infância, Raoul de Chagny. Érik que se interessa pela moça, não gosta de Raoul, e leva Christine para o Subterrâneo da opéra, onde a trama se desenrola, fazendo Christine escolher com quem quer ficar, seu “Anjo da Musica” ou seu amor de infância.
A renomada obra de Gaston é apreciada por todos que gostam de literatura clássica, sendo recomendada por vários leitores. Não seria novidade dizer que esta obra deve ser obrigatoriamente lida pelos amantes de ficção e mistério. Apenas lendo esta divina obra para sentir a experiência de ler O Fantasma da obra, que te faz sentir tensão, brinca com os sentidos e te faz tentar desvendar o mistério. É uma obra que agrada a vários tipos de leitores, desde o horror, até o romance.
O Ilustre autor desta maravilhosa obra, Gaston Louis Alfred Leroux faleceu em 1927, aos 58 anos, no dia 15 de abril, e deixou como herança várias obras, como por exemplo a sua primeira produção, "Em busca do tesouro das manhãs", e "O fantasma da Ópera", sua obra prima.