O Reino dos Professores Valentes Ensinando a criança a pensar. Tema de hoje: Consciência sobre Greve!
Por wallas cabral de souza | 11/03/2025 | EducaçãoO Reino dos Professores Valentes
Ensinando a criança a pensar. Tema de hoje: Consciência sobre Greve!
Autor: Wallas Cabral de Souza
Antes de começar, quero contar uma pequena história para ajudar vocês a entenderem algo muito sério. Às vezes, para explicar coisas importantes, uma boa ilustração nos ajuda a enxergar melhor o que está acontecendo ao nosso redor.
Era uma vez um reino chamado Educalândia, onde os professores ensinavam as crianças a ler, escrever e pensar sobre o mundo. Mas um problema começou a crescer: as salas de aula estavam caindo aos pedaços, os livros estavam velhos e a merenda da escola não matava a fome de ninguém.
A professora Fernanda percebeu que aquilo estava errado e foi até o castelo da Rainha Fatizabel III com outros professores valentes:
— Majestade, precisamos melhorar a escola! As crianças precisam de bons materiais, um lugar confortável para aprender e comida de verdade para estudar com energia.
Mas antes que a rainha pudesse responder, seu conselheiro, Minotauro Público, deu um passo à frente e disse com sua voz grave e assustadora:
— Professora Fernanda, vocês já têm o suficiente! Ensinem com o que há! E se alguém reclamar, que se vire!
A rainha olhou para Minotauro Público e, sem pensar muito, concordou:
— Isso mesmo! O reino tem outros gastos mais importantes.
Foi então que o Bobo da Corte, sempre pulando e fazendo caretas, sugeriu:
— Majestade, para evitar que as crianças percebam os problemas, por que não fazemos mais brincadeiras? Assim, elas riem e se distraem, sem tempo para pensar em dificuldades!
A Rainha Fatizabel III bateu palmas e declarou:
— Excelente ideia! Professores, em vez de se preocuparem, coloquem músicas e brinquem com os alunos!
Alguns professores ficaram receosos, pois temiam desagradar a rainha. Outros, no entanto, decidiram continuar ensinando e, ao mesmo tempo, explicar para as crianças a importância de lutar por uma educação melhor.
Ensinando a criança a pensar. Tema de hoje: Consciência sobre Greve!
O Beto percebeu que algo estava diferente e perguntou:
— Professora Fernanda, por que vocês pararam as aulas?
Fernanda suspirou e explicou:
— Porque estamos lutando por uma escola melhor, Beto. A rainha prometeu melhorar tudo, mas, em vez disso, o Minotauro Público convenceu ela a cortar nosso salário. Agora, eu não tenho dinheiro nem para pegar o cavalo real e vir para a escola.
— O quê? Então você não recebeu nada? — perguntou Beto surpreso.
— Nada, meu querido! A rainha disse que não tinha ouro para pagar os professores. Mas, depois, descobrimos que o que ela havia prometido para nós foi dado aos soldados do reino!
Beto ficou pensativo e disse:
— Mas se os professores não recebem, como vão continuar ensinando?
— Essa é a questão, Beto. Estamos aqui porque acreditamos que a educação precisa melhorar. Mas, para isso, as pessoas precisam entender o que está acontecendo e apoiar essa luta.
O menino então refletiu e respondeu:
— Então eu posso contar isso para meus amigos?
— Claro, Beto! Quanto mais pessoas souberem, mais rápido podemos mudar as coisas!
E assim, no Reino dos Professores Valentes, as crianças começaram a perceber que aprender não era só brincar, mas se preparar para um futuro melhor. Afinal, se ninguém lutar, nada nunca vai mudar! E seguiremos sempre como novos da corte.