O que você faria?

Por Maicon Moso | 18/11/2010 | Psicologia

Sou estudante de um determinado curso técnico e umas das grades fala sobre ética e moral, onde tenho aulas com um excelente Doutor (Gilberto Pompermeyer), que também escreve neste site, se puderem ver os seus artigos com certeza irão gostar.
Gostaria de compartilhar com vocês o que aconteceu hoje. Estavamos discutindo sobre o arbítrio das pessoas e no calor do debate um colega disse:
- É impossível andarmos totalmente na linha hoje em dia.
Questionei o que seria " não andar totalmente na linha " e apareceram várias tentativas de justificar tais palavras, mas uma delas me intrigou e queria expor a vocês.
Se você está passando em uma blits com seu veículo e o policial aborda-o, e aponta várias irregularidades com seu veículo. A soma destas infrações ultrapassaria R$1.000,00 e ainda apreenderiam o veículo. Mas o policial o chama de lado e fala que se você der R$200,00 ele o libera e não apreende o veículo, você pode ir embora sem problema algum. Aí eu pergunto a vocês meus caros amigos...

O que vocês fariam?

Para chegar ao resultado de uma equação destas teriamos que levar em consideração inúmeras variáveis... tais como: Situação financeira do indivíduo, momento psicológico vivido naquele determinado período em sua vida, valores pessoais como sua moralidade e princípios.. enfim, eu não conseguiria destacar todas as variáveis aqui pois somos humanos e diferentes, cada um possui uma realidade. E mesmo com todos estes fatores, nunca chegariamos a um resultado totalmente igual.

Se você tem os seus valores sólidos dentro de você, a ponto de não se deixar corromper e fazer parte deste sistema sujo que conhecemos por aí, poderiamos durmir tranquilamente e dizer, eu sou uma boa pessoa, tenho valores. Podem prender meu veículo e me multarem. E isso é o que importa na vida. Lembrem-se " Todo homem morre, mais nem todo homem vive " - William Wallace

Na minha realidade a outros meios de conseguirmos viver sem ter que "sair da linha". Não precisamos nos juntar a "isso".

Valeria a pena você viver na lei dos espertos e mais fortes?
Valeria a pena " andar totalmente na linha " ?
Até onde os seus valores vão, eles tem limites?

Gostaria de saber a opinião de vocês, é um assunto delicado pois trata-se de opiniões distintas de diferentes mentes e raciocínios.. diferentes realidades.

Somos humanos... infelizmente jamais haverá uma sociedade perfeita, onde pudessemos prever todos os movimentos do tabuleiro.

O que vocês fariam?

Abraços a todos.

MaicoN Moso