O que venha a ser a filosofia?
Por Cícero Maxciel | 19/05/2012 | FilosofiaO QUE VENHA A SER A FILOSOFIA?
Cícero Maxciel Elias Rodrigues*
MARCANDES, Damilo. Texto básico de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 5 ed. Revista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007, p150-154.
“O que é isto – A filosofia?” Está ai uma pergunta pelas quais muitos filósofos quebraram a cabeça para dar uma definição do que seja de fato philosophia em sua essência. Com isso, através de um analise na história, Heidegger tentou recuperar o sentido original do termo filosofia que se foi tantas vezes alterado. Para isso ele se debruça nos pensamentos de vários filósofos gregos, como Heráclito, Platão e Aristóteles.
Antes de adentrar de fato no conceito do que seja a “philosophia”, Heidegger volta no tempo para abordar e trazer à tona as definições lingüísticas da qual a palavra Philosophia nasceu. Uma ideia bastante apropriada, pois a palavra “philosophia” é de origem grega e para os gregos a palavra em si já dizia tudo, não precisando de adjetivos para completá-la. Para descobri o real sentido da palavra, ele precisou trazer a tona Heráclito, o primeiro a utilizar essa palavra, e analisar o seu significado, sua essência, seu verdadeiro sentido para ele.
Para explicar que a philosophia por si só já a define, Heidegger vai mais longe e se utiliza da metafísica abordando a questão do ente, a manifestação do ser, a sua totalidade, o “Um Tudo”. Com isso, Heidegger quis explanar a totalidade da “philosophia” , o seu significado através dela mesma, o seu conteúdo implantado no seu ser-philosophia. Terminando essa definição ele sita o livro Metafisica de Aristóteles, onde ele diz que a filosofia é uma ciência, e ele mostra que se levarmos para os dias de hoje a palavra ciência, essa definição está errada.
Levando em conta tudo isso, podemos chegar à seguinte conclusão que: a palavras “philosophia” é o que é, e pronto, sua formação gramatical já diz tudo sobre ele, não precisamos se atear mais nessa questão, ela por si só já mostra a sua essência, seu significado. Quando Heráclito formou-a só foi para um significado, para mostrar que quem é amigo do saber é um “philosopho”.