O Que o Éden nos Revela Acerca do Caráter de Deus?
Por Jeane Katia dos Santos Silva | 30/11/2008 | ReligiãoQuando penso no Éden, vejo ali uma maravilhosa demonstração de que o homem foi criado livre e, está ali, inclusive, a maior prova de que Deus se autolimitou. Você já parou para pensar no por quê daquela proibição a Adão e Eva, no sentido de não comerem dos frutos daquelas duas árvores? O fato, é que poderia ter sido qualquer outra coisa, pois, isso não importa. Mas, importa o que aquela proibição representava: a possibilidade de crer ou não crer, de servir ou não servir, de obedecer ou não obedecer, ou seja, representava a oportunidade dada ao homem de exercer sua liberdade, seu livre arbítrio.
Até por que, onde tudo é permitido, não há espaço para outra opção que não seja a obediência, concorda? As evidências de que valia a pena crer estavam ali, o tempo todo patente aos olhos de Adão e Eva, demonstradas no cuidado de Deus para com Eles. Muito tempo depois, o mesmo diabo que tentou Adão e Evão, tentou acusar a Deus de que o homem não era livre e, que Deus comprava a obediência de Jó, cercando-o de mimos. Então, Deus permitiu que Jó perdesse tudo, para que sem nada que pudesse lhe favorecer em sua escolha, pudesse decidir: 'Crer ou não em Deus no meio da adversidade?'.
Lendo passagens do livro de Jó, percebo que ele falou horrores a Deus, mas, os seus questionamentos eram francos e justificáveis e, por isso, Deus se agradou muito mais dEle do que de seus amigos 'religiosos'. E, isso nos ensina muito acerca desse Deus. E, aprendo, inclusive, que Ele está francamente interessado em nossos questionamentos, a exemplo de Jó e dos profetas que não raramente levantaram as suas vozes e, questionaram justificadamente.