O que importa é a hidratação

Por Fernando | 03/08/2015 | Saúde

A humanidade lança moda pra tudo. Tem época que o que está na moda é um determinado tipo de música (nessa atual, o negócio é o sertanejo universitário). Em outra, a moda é usar calça boca de sino (lembra? Nos anos 90 elas voltaram com tudo, com direito até a sapato plataforma!). Nos dias atuais, a moda é calça flare, blusinha cropped e blusão de tricô – outro dia mesmo a moda eram os maiôs de tricô, que ficavam lindos no corpão da Juliana Paes.

Mas uma coisa que nunca sai de moda é ter cabelo bonito. Pode até mudar o conceito do que é considerado um cabelo bonito, mas os cuidados com ele estão sempre em alta. Estamos em uma das maiores crises econômicas já vividas pelo país mas os salões continuam cheios de mulheres pra fazer de tudo nas madeixas! Descoloração, alisamento, tintura, permanente (poucas, mas ainda existem), progressivas, escovas de um monte de coisas... Como diz uma vizinha: “pode faltar até água pra mim, mas não pode faltar chapinha”. Mas independentemente do que se vai aprontar com os sofredores fios de cabelo, não pode faltar hidratação. Sem hidratação, nenhum fio suporta as constantes agressões que amulherada promove neles! E para hidratar vale tudo, de máscara de banho até o famoso bepantol, que tem um preço mais acessível do que a maioria das opções disponíveis e faz o serviço muito bom. Mas é o suficiente?

Dando um up na hidratação


hidratacao-dos-fios-faz-toda-a-diferencaA hidratação dos fios pode soar como bobagem, mas até os homens mais descuidados em relação à aparência deviam fazer. Hidratar os fios é muito simples e rápido, e dá um aspecto totalmente diferente para o dono das madeixas! Elas ficam muito mais brilhantes, organizadas, com menos frizz – e chamam MUITO a atenção (de maneira positiva).

Por mais que pareça bobagem, é bom começar pelo shampoo adequado ao seu tipo de cabelo. Se você tem cabelos ressecados e usa um shampoo para cabelos oleosos, prepare-se pra ver nascer uma geração de fios de palha na sua cabeça. Os shampoos para cabelos oleosos REMOVEM a oleosidade dos fios – imagine passar isso num cabelo que já sofre por não ter quase óleo nenhum! Bau-bau cabelo bonito! “Mas óleo no cabelo é bom? Ele não fica ensebado?” Os fios têm uma oleosidade natural produzido pelas glândulas sebáceas próximas aos fios. Essa oleosidade é importante porque protege o cabelo do vento e da poeira – e até certo ponto, também os protege do sol. O excesso de óleo produz esse efeito ensebado, e a falta dele provoca o ressecamento. Por isso esses shampoos tão diferentes são fabricados: para corrigir a oleosidade e coloca-la em parâmetros equilibrados, preservando a saúde (e a aparência bonita) dos fios.

Depois do shampoo certo, é hora da máscara de tratamento certa. Existe uma diferença entre hidratação e nutrição, e as melhores máscaras de hidratação são normalmente feitas à base de D-pantenol (princípio ativo do bepantol), aloe vera (a famosa “babosa”). A nutrição fica por conta da queratina e óleos como os de coco, semente de uva, monoi, argan, etc. O bepantol tem várias apresentações e o mais utilizado para esse tipo de tratamento é o líquido. Mistura-se algumas gotas à máscara de hidratação favorita e pronto. Algumas pessoas o usam puro, direto nos fios; também pode ser usado assim, mas gasta-se uma quantidade maior – e se o cabelo for muito longo e volumoso, em poucas utilizações o vidro já fica vazio. Por isso se recomenda que ele seja misturado a alguma máscara: para aumentar seu rendimento e, ao mesmo tempo, potencializar a ação do creme.

Demora?

bepantol-hidratacao-de-cabeloCada máscara de hidratação pede um tempo diferente de permanência no cabelo; em geral, varia de 10 a 20 minutos, mas existem algumas de ação mais rápida que pedem apenas três minutinhos e pronto. Uma dica importante: pode-se retirar a máscara antes do tempo determinado, mas nunca deixar mais do que esse tempo. A permanência por tempo excessivo pode provocar o efeito contrário ao que se deseja porque, ainda que pareça algo inofensivo, um creme para cabelos é feito com vários produtos químicos diferentes, cada um com potencial diferente para causar danos aos fios caso fiquem mais do que o necessário.

Existem também as famosas ampolas de tratamento, que prometem resultados lindíssimos padrão Gisele Bündchen em três a cinco minutos. Nem sempre dão certo, já que cada cabelo é temperamental à sua própria maneira, mas como o valor dessas ampolas é bastante acessível, vale a pena experimentar e ver se alguma faz um bom serviço em seus fios.

Passou a máscara certa? Ótimo, hora do condicionador. Nem todo mundo gosta de usá-lo, mas é importante que ele seja usado porque é o creme que fechará as escamas dos fios que foram abertas pelo shampoo. A máscara de tratamento tem propriedades hidratantes e deixa os fios muito macios, mas ela não fecha essas escamas. Por isso, nada de preguiça: depois de remover a máscara, passe o condicionador, massageie bem e enxágue para remover o excesso.

Pronto! Cabelos hidratados e bonitões. Se seus fios forem meio rebeldes, um bom creme para pentear (desses que não se enxágua depois) resolve o drama e te deixa no jeito para ganhar as ruas e os olhares. #partiu?