O QUE IMPEDE A DEMOCRACIA
Por Marcelo Diniz | 20/09/2010 | PolíticaOs argumentos me levam sempre à mesma conclusão. Somente com a EDUCAÇÃO de todos os brasileiros poderemos avançar.
Precisamos avançar em direção à igualdade e à fraternidade. São ideais que muitos consideram inatingíveis. Pensam como se não houvesse evolução. Como se não fosse possível abolir a escravatura no Brasil ou derrubar o regime do appartheid na África do Sul. Como se não fosse possível fazer funcionar o Instituto Ethos ou o WWF. É preciso entender que a sociedade vai se depurando com o tempo e o tempo do mundo é muito superior ao tempo das nossas vidas. É nosso dever lutar pelo melhor, cada um a seu tempo.
Mas podemos trazer o raciocínio para o tempo presente. Educar a população brasileira no espaço de 30/50 anos. Já é uma grande coisa. Entre outras coisas, vai forçar uma reforma política que nos dê condições de depurar o processo e controlar o nosso voto. Porque, no sistema atual, matematicamente, voto a voto, não é possível. Algumas razões:
1. obrigatório ou não, o voto é permitido a um grande contingente de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que não são capazes de exercer escolhas.
2. no interior, qualquer candidato a deputado ou senador que controle um certo número de prefeitos, politica ou economicamente, se elege. O jogo dos interesses e do dinheiro é muito mais sujo do que parece.
3. o legislativo é quem vota as nossas leis, é quem faz ou impede as reformas tributária, previdenciária, política, trabalhista. Onde está a nossa liberdade?
4. Cada Tiririca, Paulo Maluf ou Anthony Garotinho eleito traz consigo, através da legenda, um grande número de outros eleitos que, sozinhos, não teriam a menor condição de se eleger.
5. Na sociedade do espetáculo, artistas e esportistas, sem qualquer experiência política, têm fortes chances de se eleger, relegando a segundo plano pessoas preparadas e de bem que resolveram participar da política.
6. O Estado detém 40% do PIB e se transformou num balcão de negócios que passa por todos os poderes. A imprensa noticia diariamente.
É democrisia ou não é?
Em outras palavras, só um país educado e culto tem condições de exercer opinião condizente com as suas necessidades e com a ética. Mesmo assim, não será fácil. As forças contrárias são numerosas e poderosas. Mas a gente chega lá.