O que fazer quanto a pia da cozinha entupir?

Por Amaral Jesuita | 18/06/2012 | Família

Um dos problemas domésticos que causa maior nível de desespero dos envolvidos é uma pia entupida. É o tipo de problema que exige um conhecimento maior do que nos propomos a ter para este tipo de tarefa, nos pegando de surpresa. Para facilitar o complexo trabalho de desentupir a pia, abaixo estão algumas dicas.

Em primeiro lugar, é importante saber o que não fazer. Existem também vários mitos em torno deste assunto, cheios de “ingredientes secretos” que muitas vezes podem piorar a situação. A soda cáustica é um bom exemplo disso. Pode ser que ela até resolva o problema no curto prazo, por ser capaz de dissolver a gordura presa nos encanamentos, mas gera outros problemas ainda mais graves, já que é corrosiva e pode causar cegueira e até graves queimaduras. Outro mito é a água quente, usada com o mesmo intuito de derreter a gordura. Ainda que não gere problemas de saúde, como ocorre com a soda cáustica, não é a melhor solução, por ser pouco eficiente.

Alguns produtos são próprios para isso e podem resolver pequenos entupimentos, por exemplo, o Diabo Verde. É um produto de fácil utilização, basta seguir as instruções descritas no rótulo. Ele pode ser usado tanto em pias como ralos, mas não conseguirá acabar com os entupimentos que forem mais graves.

Outra saída é remover o “joelho”, peça que vem após a válvula de saída para limpar o cano, e uma vez limpo, utilizar algum produto próprio para desentupimento, como o mencionado acima. Esta opção é mais eficiente, porque o que causa o entupimento da pia da cozinha muitas vezes é gordura somada aos restos de comida que são despejados na mesma, e os produtos só conseguem diluir e eliminar a gordura. Porém, este serviço tem que ser feito com muito cuidado, ou trará problemas de vazamento ao colocar de volta o “joelho” do sifão. Por isso, caso não tenha prática, a coisa mais fácil a fazer nesta situação é chamar uma desentupidora.

As desentupidoras fazem este tipo de trabalho com rapidez e sem “efeitos colaterais”, ou seja, sem quebrar peças ou criar problemas de vazamentos. Além disso, a desentupidora de esgoto saberá avaliar se a pia ou o encanamento da mesma estão com alguma peça que não esteja funcionando como deveria e se necessário, já podem trocá-la para evitar que o problema volte a acontecer.