O que é uma marcenaria e quem são seus profissionais?

Por Sonia Sanches | 08/10/2012 | Adm

A marcenaria é o local onde a madeira é transformada em um objeto com utilidade ou decorativo, como um abajur ou um berço. Antes, em tempos bíblicos, a marcenaria era mais conhecida como carpintaria e o profissional apenas esculpia a madeira.

 Hoje a marcenaria trabalha com várias matérias primas, sejam laminados, compensados, contraplacados, MDF, folhas de madeira, entre outros. No entanto, são todos retirados do plantio de árvores.

 Para ser um bom marceneiro é preciso acima de tudo muita criatividade. O marceneiro é o cara que faz uma tora de madeira se tornar um lindo berço. Ele pensa, elabora e cria móveis planejados e por isso é importante exercer a habilidade da criatividade.

 Soma-se também ao currículo do marceneiro, sua habilidade em desenho. E não é atoa, afinal ele é responsável pelo design da obra. Se você deseja ingressar neste mercado de trabalho, vale a pena investir na sua formação e fazer um curso de desenho ou design de interiores.

 Com o uso de ferramentas, o marceneiro cria os objetos de acordo com o gosto do cliente. Algumas das ferramentas já são elétricas, como a serra circular e por isso deve se ter muito cuidado ao manusear tais equipamentos, pois com apenas um erro pode se perder a vida.

 Felizmente a marcenaria produz materiais de artesanato de alta qualidade, o que é uma grande concorrência para os móveis industrializados, produzidos em séries pelas fábricas nacionais. Mas o artesanato também significa que o marceneiro, além de dominar suas ferramentas, ter habilidade para o desenho, deve ter o espírito e a sensibilidade de um artesão.

 Este não é um mercado muito difícil de entrar, mesmo para quem não tem experiência. Basta apenas ter um olho clínico, possuir as habilidades mencionadas e produzir obras de qualidade.