O que é o Islã?

Por adriana aparecida cruz | 04/04/2018 | Religião

A palavra Islã significa "submissão" voluntária ou "rendição" à Vontade de Deus. Deriva da palavra raiz "salam", que significa paz.

No Alcorão, Deus define que o único propósito para o qual Ele criou a humanidade é de Adorá-Lo. O Islã reconhece que a humanidade tem a liberdade de obedecer ou desobedecer a Deus, mas, em última análise, seremos responsabilizados por Deus na próxima vida pelas escolhas que fazemos nesta vida.

Posição Islâmica sobre Profetas

Deus enviou Profetas para ensinar à humanidade como adorá-Lo; Começando com Adão, incluindo Noé, Abraão, Moisés, Jesus e o último dos mensageiros, Muhammad (paz e benção sejam sobre todos eles). A posição islâmica é que todos esses profetas vieram com a mesma mensagem, que não existe uma divindade digna de culto, exceto o único Deus Verdadeiro, conhecido em árabe como ALLAH.

O Islã coloca grande importância na crença de que a alma dá vida ao corpo humano. Do mesmo modo, na sua ausência, o corpo humano morre e se desintegra. No entanto, a alma é eterna e se reunirá com o corpo no Dia da Ressurreição, quando Deus levantará todos para responder por suas ações na Terra. O Islã incentiva o indivíduo a se concentrar em manter a alma saudável, através da lembrança, obediência e adoração de Deus. Deve haver um equilíbrio correto no fortalecimento da alma e não os exageros com os prazeres do corpo.

Islã: Um modo de vida

O Islã é um modo de vida natural que encoraja alguém a dar a devida atenção ao relacionamento com Deus e Sua criação. O Islã ensina que é através da realização de boas ações e a busca do prazer de Deus que as almas encontram a verdadeira felicidade e paz. É neste contexto que a palavra Islã deriva da palavra raiz "salam", ou paz.