O que é Mesotelioma?

Por Jon Rod | 17/12/2010 | Arte

" Mesotelioma" é o termo usado para descrever um tumor canceroso que envolve as células mesoteliais de um órgão. As células mesoteliais são células que formam um revestimento protector sobre os pulmões, coração e órgãos abdominais. O tipo mais comum de mesotelioma é mesotelioma pleural. A pleura é uma membrana fina encontrada entre os pulmões e a cavidade torácica. Ele fornece uma superfície lubrificada de modo que os pulmões não encostem contra as paredes do peito.

O que provoca isso?
Praticamente todos os casos de mesotelioma estão relacionados com a inalação de fibras de amianto. Há cerca de 3.000 casos por ano (em sua maioria homens com idade superior a 40), estimando-se que haverá cerca de 300.000 casos antes de 2030. A Mesotelioma, normalmente, espalha-se rapidamente pelas células mesoteliais para o coração e órgãos abdominais. O tempo de vida útil após o diagnóstico é normalmente de 24 meses, mas depende do estágio em que o cancro é detectado, a saúde do paciente, entre outros factores.
Embora a exposição ao amianto causa mesotelioma, tem um período de latência após a exposição, que pode durar 15 a 50 anos. Isto significa que alguém que trabalhou numa fábrica de amianto há 40 anos atrás poderá estar a desenvolver a doença neste momento. Quem sabe que foi exposto às fibras soltas de amianto, deve fazer testes regularmente para mesotelioma.

Diagnóstico
O aparecimento de mesotelioma é normalmente muito lento. O primeiro sintoma é uma dor constante no peito. Essa dor é mais tarde acompanhada por dificuldade respiratória devido a uma acumulação de líquido no peito. Outros sintomas incluem tosse, febre e perda de peso. Mesotelioma pode ser diagnosticada pelo seu médico através de uma tomografia computadorizada de tórax.

Prognóstico (o resultado)
Mesotelioma em 4 etapas:
Fase I - o tumor está limitado à zona do revestimento do pulmão e, geralmente, limitado a apenas um lado do peito.
Fase II - o tumor estende-se para outros órgãos dentro da cavidade torácica, tais como os gânglios linfáticos do coração ou no peito.
Fase III - o tumor expande-se para o outro lado do peito ou se espalha para os órgãos abdominais. Os gânglios linfáticos fora do tórax são afectados.
Fase IV- o cancro espalha-se para diferentes partes do corpo muito fora da área do peito (fígado, cérebro, osso, etc. ...).

O mesotelioma é uma doença extremamente mortal. O tempo médio de sobrevivência é de cerca de um ano a partir da data do diagnóstico. Cerca de 20% dos pacientes que encontram a doença numa fase inicial pode tratá-lo agressivamente e poderá alcançar a marca de cinco anos de vida extra.