O Que é Logística?

Por Mírian Bertini | 09/12/2008 | Adm

Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do verbo loger, que significa alojar e se constitui num termo de origem militar. A logística, termo este que tem despertado tanto interesse, foi desenvolvida com a finalidade de colocar os recursos certos no local certo, na hora certa, com um só objetivo, o de vencer batalhas. No decorrer da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou pela falta dela. Há alguns anos atrás, o termo logístico era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas o conceito desse termo evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, conhecido como supply chain.

Em 1991, o Council of Logistics Management modificou sua definição, de administração da distribuição física, para logística e, em seguida, alterando a definição para: "logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente" . Recentemente, em agosto de 2004 de acordo com a revista log&mam (11/2004, p.56), O Council of Logistics anunciou que no início de 2005, "sofreria uma transição, na qual teria como novo nome Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP)". A razão desta decisão, segundo o CLM, deve-se ao fato da instituição alinhar-se com as necessidades de mudanças dos profissionais de logística, que vivem um papel mais crítico dentro de suas empresas se comparado há 10 anos ou até mesmo cinco a anos atrás. Neste contexto, o profissional está mais exposto a novas situações e contatos com pessoas, o que exige maior informação circulante e constante evolução. Ching (1999, p.8) considera que: A logística moderna deve abranger toda a movimentação de materiais, interna e externa à empresa, incluindo chegada de matéria-prima, estoques, produção e distribuição até o momento em que o produto é colocado nas prateleiras à disposição do consumidor final.

A logística deve ser a interface entre as áreas responsáveis por essas atividades. É dessa integração que surge o supply chain, o moderno conceito de logística integrada que permite o sincronismo entre as estratégias das diversas áreas da empresa e de seus fornecedores. A logística também pode ser definida como "responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor" (MARTINS e ALT 2002, p. 252). Estes autores colocam como sendo os principais pontos do sistema de logística integrada: "o cliente, a área comercial, a fábrica, a administração, o mercado, o fornecedor, ou melhor, o parceiro comercial, e a transportadora" (2000p.252). Segundo Magee (1997 apud CASAROTTO FILHO, 2002, p. 142), "logística é a arte de administrar o fluxo de materiais, da fonte de matérias-primas ao usuário". Quanto à definição para logística empresarial Ballou (1993, p. 24), respeitado conhecedor do assunto a define dizendo que: A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Visto que há diversas maneiras de definir a logística.1 Christopher , diz que o conceito principal poderia ser: A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informação correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

Sabendo das definições destes autores chegamos a constatação que a logística torna produtos e serviços disponiveis onde são necessários, e na hora em que são desejados, fazendo com que os clientes adquiram produtos a um custo satisfatório. Comprovando que o cliente é altamente importante em todo o esse processo. Portanto logística é a integração de: transporte, estoque, armazenagem, deslocamento de materiais, embalagens e informação.