O que é Creatina - Como Tomar, Efeitos

Por Júlio Câmara | 19/05/2016 | Saúde

A creatina é uma substância que possui uma composição de três aminoácidos, entre eles a Arginina, a Glicina e a Metionina, sintetizada originalmente no fígado e no pâncreas ela pode ser encontrada em pequenas proporções em carnes vermelhas, e nos peixes. Uma quantidade bem pequena é o equivalente ao consumo de um quilo de carne, e equivalente em creatina temos algo em torno de 5g.

Agachamento terra para o treino de força.

Como funciona o suplemento?

Este suplemento funciona de uma forma diferenciada, sempre que seus músculos se contraírem, a energia gerada inicialmente para este movimento é parte de um composto que é chamado de ATP. Este fornece a sua energia, liberando uma das suas moléculas de fosfato. Esta maior síntese de ATP evita que seu corpo procure utilizar outros sistema de energia, conhecido como glicólise, onde temos o ácido lático como sub produto. Este ácido cria a sensação de queimação que se sente durante o exercício intenso.

Caso a quantidade de ácido se tornar muito grande, o movimento dos músculos para. Agora, se você estiver utilizando ATP por conta de toda a creatina que você possui é possível minimizar a quantia de ácido lático que é produzido e ainda se exercitar por mais tempo e de forma mais intensa, além disso a Creatina é um suplemento para ganho de massa muscular.

Como devo tomar a creatina?

Algumas pesquisas recentes apontam que o consumo de creatina deverá ser feito por dia é equivalente a dois gramas. Existe a possibilidade de saturação e não saturação, e a conclusão que se pode chegar é que o resultado final esperado sejam sempre os mesmos, a única diferença é que fazendo este tipo de saturação você poderá apenas adiar o processo, levando em conta este fator, os custos benéficos de tomar cinco gramas por dia do começo ao fim sem fazer uma saturação, o que gera os mesmos resultados, e é muito mais econômico.

Qual o melhor horário para consumir a creatina?

Saiba que diferente da cafeína, a creatina não tem um efeito imediato, e você pode por exemplo tomar agora e depois de alguns minutos ela não irá fazer efeito, em contrapartida, seu efeito é cumulativo, por isso a dose que você tomar hoje não irá influenciar em nada no treino do mesmo dia.

Levando em conta que é comprovado cientificamente, ingerir carboidratos junto da creatina melhora muito a absorção das substâncias, pois a liberação de insulina tem um importante papel para transportar a creatina.