O que é Cloud Computing?

Por Rafael de Andrades | 18/04/2015 | Tecnologia

Muito ouvimos falar da Cloud Computing (Computação em Nuvem), certo? A Cloud é considerada uma forte tendência tecnológica visto a sua vasta aplicação aos mais diversos tipos de negócios e utilidades existentes. Contudo, ela deixou de ser tendência e tornou-se um recurso acessível e útil até mesmo ao usuário doméstico. Mas, afinal, O que é a Cloud Computing?

Conceito

A Computação em Nuvem trata-se do consumo de infraestrutura computacional, lógica e física, como um serviço através da internet. Traduzindo, você utiliza softwares, plataformas, servidores, redes virtuais, dentre outros recursos, hospedados em grandes data centers e usufrui dessa gama tecnológica por meio da sua conexão com a internet.

Agora imagine um dia poder armazenar todos os seus arquivos em um repositório online disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e poder acessá-los de qualquer lugar do mundo necessitando apenas de uma conexão com a internet. Legal, não é? Agora vá além e pense que você não precisaria mais de um computador e poderia utilizar os seus programas e todos os serviços que necessitar apenas acessando um desses servidores onlines a partir de qualquer estação com internet.

A promissora visão apresentada acima fez com que a Cloud Computing fosse vista como "A Nova Era Digital". Consequentemente, isto despertou o interesse e o investimento em pesquisas por parte das gigantes empresas de tecnologia e internet.

Entretanto, quando nasceu a Cloud?

A História da Cloud Computing

Há quantos anos você acredita que surgiu a ideia da Computação em Nuvem? 10 ou 20 anos? Fique surpreso ao saber que o conceito nasceu por volta de quase meio século atrás.

 

Cloud Computing
John McCarthy

Em 1961, John McCarthy, cientista da computação estadunidense, disse: "Um dia a computação vai ser organizada como um serviço público, assim como o serviço de telefonia é um serviço público".

Na década de 60 era impensável adquirir hardware para uso doméstico. O custo não permitia. Esta realidade levou os cientista da época a pensar em como a computação poderia ser compartilhada com mais usuários e tornaria-se um recurso popular. Isto levou Leonard Kleinrock, cientista do ARPANET em 1969, a afirmar: "As redes de computadores estão em sua infância, mas a medida que crescem e se tornam sofisticadas, iremos ver a disseminação do Computer Utilities!".

O então criado termo Computer Utilities seria o precursor da Cloud Computing. Tratava-se da concepção de vender a computação como utilidade. Ou, como acontece hoje na Nuvem, como serviço.

Cloud Hoje

Os anos 90 foram os catalisadores da Computação em Nuvem. Com a internet chegando ao seu auge, os primeiros serviços provisionados e remotamente hospedados começavam a aparecer.

Algumas empresas já ofereciam serviços WEB e, no final da década, a Salesforce tornou-se pioneira em Cloud Computing ao instalar softwares no seu data center para fornecer serviços a seus clientes. Consequentemente, novos interessados em explorar este nicho iniciaram suas pesquisas para competir no ramo de "Software como um Serviço".

Atualmente, Google, Amazon, IBM, Microsoft e mais recentemente HP, Oracle, dentreCloud Computing outras, entraram fortemente no mercado da Nuvem. A Cloud Computing é uma realidade e hoje você pode consumir muitos serviços gratuitos (principalmente de armazenamento). Inclusive, você pode não ter percebido mas se você utiliza gerenciadores de e-mail como o Gmail para trocar correspondências, armazena seus arquivos no SkyDrive ou possui um álbum online no Picasa, você já consome alguns Cloud Services!

Ainda é cedo para abolirmos aos computadores e aderirmos, em totalidade, ao conceito de estações para Cloud Services . Todavia, já é possível utilizar-se desse recurso como uma alternativa muito viável.

Agora, você deve estar se perguntando: O que eu ganho usando a Nuvem? Qual a vantagem? Confira o artigo Vantagens da Cloud Computing para saber!

Até mais!

Por Rafael de Andrades - Blog A Cloud Computing