O que é a filosofia?

Por Custódio Grenho | 20/12/2016 | Filosofia

Sinceramente não sei sequer se sei, mas como esta pergunta é recorrente, procurarei responder o melhor que puder nas linhas que se seguem:

Não é uma ciência (pelo menos como as outras) pois que não rejeita qualquer tipo de conhecimento, crença ou religião. Não aceita apenas o conhecimento cientifico, testado e comprovado, descartando todos os outros. É aliás nesses outros que se inspira, questiona e trabalha.

Em filosofia, nada é descartado e sem interesse, se alguma coisa a carateriza, é sem dúvida a vastidão do seu objeto, a busca de novas vias, a criação de novas abordagens e de novos conceitos para que se abram novos caminhos desvelando outros horizontes.

Não será talvez; nem ciência, nem arte…mas a aspiração de poder vir a juntá-las num conhecimento profundo e totalitário que satisfaça as necessidades e os caprichos do ser humano, tornando-o na simbiose perfeita entre as duas, retirando delas o equilíbrio necessário para romper as barreiras que cada uma impõe separadamente.

Quiçá seja apenas técnica e praxis para desbravar o desconhecido… tentando encontrar um caminho que nos leve a transcender a nossa própria humanidade e nos ponha em sintonia com o universo.

A sua empatia com o conhecimento e com o saber em geral empreendida nos alvores da humanidade, tornou-se numa busca incessante pelo aprofundamento do seu objecto levando à emancipação das ciências que hoje conhecemos.

Paradoxalmente: poderemos então dizer que embora não sendo uma ciência é a mãe de todas elas.